Moto customizada do ano – Etapa cafe racer

No dia 11 de julho de 2018 o grupo Cafe Racer Brasil, Motocultura, Bratstyle Brasil e Garagem Cafe Racer reuniram 7 motocicletas super legais, customizadas como cafe racers, para concorrerem ao título de moto cafe racer customizada do ano. A iniciativa surgiu em 2017 (você pode conferir como foi a edição 2017 aqui) tendo como principal objetivo reconhecer e incentivar os novos talentos do meio ou mesmo aqueles que modificam suas motos como um hobby e sem pretensões profissionais.  more “Moto customizada do ano – Etapa cafe racer”

Customização Profissional: Dicas e como começar por Renato Frateschi da Frateschi Garage

Motocultura e Garagem Cafe Racer, como parte de uma parceria e projeto maior, tem promovido regularmente, na cidade de São Paulo, encontros e eventos gratuitos voltados ao mundo das duas rodas com o objetivo de democratizar conhecimento e inspirar pessoas. O segundo encontro, em junho de 2018, convidou o customizador Renato Frateschi, da Frateschi Garage, para contar como planejou em detalhe um movimento de empreender e abrir uma oficina de customização que hoje é reconhecida nacionalmente pelos projetos de extremo bom gosto e acabamento.

more “Customização Profissional: Dicas e como começar por Renato Frateschi da Frateschi Garage”

Kawasaki Z900 RS – A história de 1972 ao modelo 2018

Em uma época onde a garota propaganda das montadoras ainda era seu modelo de maior cilindrada, nascia uma disputa por olhares e suspiros. Disputa essa que movimentou o mercado de motocicletas como nunca e, tamanha briga por atenção, acabou estimulando uma corrida tecnológica e criativa que deu a luz, em 1968, a uma das mais icônicas motocicletas de todos os tempos: a Honda Cb750, modelo que colocou a empresa de Soichiro Honda nos livros de história (entre muitos outros feitos da gigante japonesa). Obviamente, ninguém queria ficar para trás e, inspirados nesta mesma moto, os engenheiros da Kawasaki levaram a fórmula e o conceito da quatro cilindros um pouco mais longe, melhorando ainda mais o que já parecia incrível. Nascia, em 1972, 4 anos depois, a Kawasaki Z1. Conheça a história da motocicleta que marcou sua geração e sua sucessora espiritual devidamente modernizada e adaptada aos dias atuais. more “Kawasaki Z900 RS – A história de 1972 ao modelo 2018”

Prêmio de customização Harrison Collection Award

A Harrison Collection, baseada no Reino Unido e uma das principais coleções de motos italianas e personalizadas do mundo, em parceria com o site Bike Exif, lançou um prêmio em busca de novos talentos no mundo da customização. O desafio é fazer com que dois customizadores emergentes, de qualquer lugar do mundo, construam uma motocicleta de altíssimo padrão sobre uma plataforma da Ducati.

more “Prêmio de customização Harrison Collection Award”

Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50

Se você é entusiasta das duas rodas e mora em São Paulo ou arredores, fique sabendo que há um programão para todo o último domingo do mês. Nestes domingos, o grupo Clássicas 70 organiza, já há muito tempo, um encontro tradicional de motocicletas clássicas no estacionamento do Estádio do Pacaembu na cidade de São Paulo. Mas como nem só de clássicas vive o homem, o encontro tem sempre muita coisa bacana no que diz respeito ao universo das motocas. Sempre aparecem surpresas interessantes. E foi numa das edições que encontramos duas pequenas jóias: uma Caloi XR 50 1987, sonho de infância de muita gente, totalmente restaurada nos mínimos detalhes e uma incrível Mobylette AV7 1977 transformada em uma pequena cafe racer de gente grande. Confira a conversa com os proprietários e os detalhes das duas lindas motinhos no vídeo! more “Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50”

Royal Enfield Classic 500 Pegasus

A Segunda Grande Guerra levou muitos fabricantes, de diferentes bens de consumo, a concentrarem sua produção exclusivamente nos esforços de guerra na tentativa de livrar, principalmente o teatro Europeu, do jugo nazista. Com as motocicletas Royal Enfield não foi diferente. A fábrica recebeu, no início de 1942, requerimento do departamento de guerra britânico a missão de produzir 20 motocicletas leves e robustas, para fins de testes, que pudessem ser entregues de paraquedas na zona de conflito. Deveriam ser leves e robustas justamente para que não sofressem danos no impacto com o solo. Conheça a história e como ela inspirou um modelo exclusivo e limitado da Royal Enfield Classic 500. more “Royal Enfield Classic 500 Pegasus”

Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu

A maioria das pessoas que aglomeram-se e acotovelam-se nas grandes cidades, em uma rotina diária muitas vezes extenuante, nutrem um sentimento comum: o desejo de, algum dia, saírem definitivamente da rotina massacrante de um emprego dito normal e lançarem-se na aventura de cultivar uma paixão que talvez possa se transformar em um meio de vida.  Flavio Vianna, publicitário paulistano, já trilhou boa parte do caminho e sonha com um futuro que vislumbrou em uma visita ao Japão, resultado de um rompante de ousadia e, provavelmente, lucidez.

Conheça a história de alguém que reuniu coragem para passar por uma experiência de vida que poucos teriam sequer a iniciativa de pensar a respeito. Flavio, com pouco planejamento e muita vontade, ofereceu-se para trabalhar como aprendiz de um dos mais respeitados customizadores da atualidade, passou um mês no Japão, voltou para sua cidade e construiu com dedicação e muita criatividade, nos mínimos detalhes, uma motocicleta que foge do lugar comum, assim como aprendeu com seu mestre em sua estadia na terra do sol nascente. more “Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu”

O Encontro Nacional de Motos 2 Tempos

Em 2013, o gaúcho Edinho Kroth, entusiasta das motocicletas 2 tempos, decidiu que iria realizar um encontro dedicado as máquinas que fizeram história, deixaram saudades (a produção foi descontinuada) e também uma legião de fãs dedicados às motocicletas carinhosamente chamadas de “fumacentas”. Cinco anos depois, Edinho é o maestro de um encontro que cresceu, prosperou, é referência e atrai gente do país inteiro para a cidade de Brusque em Santa Catarina. O evento acaba sendo uma verdadeira história viva das motos 2 tempos dada a diversidade de motos e gente de todas as idades.

more “O Encontro Nacional de Motos 2 Tempos”

Honda CG 125 Deluxe Cafe Racer

Quem acha que trabalho de conclusão de curso é algo penoso e maçante não sabe muito o bem o que esta falando. O estudante de design Fernando Casado construiu uma moto como parte de seu TCC, uma incrível Honda CG125 cafe racer totalmente reversível ao seu estado original. more “Honda CG 125 Deluxe Cafe Racer”

Barbara Custom Motorcycles – O Futuro do Design de Motocicletas

Nem só de olhar para o passado vive a customização de motocicletas. Atualmente, e provavelmente desde sempre, a maior tendência na customização é buscar referências retrô e remeter as motocicletas de épocas passadas. A customização contemporânea está por aí em upgrades visuais e de performance com o que temos disponível hoje no mercado. Mas, o que ainda é raríssimo, é olhar para o futuro. more “Barbara Custom Motorcycles – O Futuro do Design de Motocicletas”

Ducati Scrambler dos sonhos: os desenhos vencedores

Em paralelo ao Concurso Moto Customizada do Ano Motocultura, em 2017, com o grande apoio da Ducati, e por sugestão da própria, lançamos um concurso de grafismo para a Ducati Scrambler. Foram três meses nos quais qualquer pessoa poderia enviar uma sugestão de grafismo para a reedição moderna da clássica e histórica Ducati. Apesar das tímidas inscrições, todos os trabalhos que recebemos tinham um nível bem legal de detalhe e capricho.  more “Ducati Scrambler dos sonhos: os desenhos vencedores”

Moto customizada do ano Motocultura

Em novembro de 2016 iniciou-se uma série de conversas sobre o futuro do site Motocultura. Destas conversas, acabou nascendo a segunda versão do que é hoje o trabalho atual de Motocultura, não só em termos de identidade visual e gráfica mas também no que dizia respeito à linha editorial. Entre muitas ideias, uma em particular continuava latente na cabeça de Duc Desmo, o idealizador e fundador do Motocultura: o desejo de realizar um concurso de motos customizadas. Com pouquíssimos braços, poucos recursos e uma série de limitações típicas de um veículo de comunicação de nicho ainda em fase inicial, percebemos que se ficássemos esperando as condições ideais, grana e tantas outras coisas, o projeto jamais sairia do papel. O mais importante era dar o primeiro passo, fosse do jeito que fosse. E assim fizemos.

more “Moto customizada do ano Motocultura”

Moto Customizada do Ano Motocultura – Quinta Finalista: Ducati Monster 900

Foi escolhida a última motocicleta que vai concorrer ao título de Moto Customizada do Ano no concurso promovido por Motocultura com o apoio da Ducati Campinas. Ao longo do ano foram cinco etapas para escolher cinco motocicletas. Está na hora de conferir a última grande classificada que arrancou suspiros por onde passou. more “Moto Customizada do Ano Motocultura – Quinta Finalista: Ducati Monster 900”

Suzuki Intruder 125 Scrambler

Eduardo Alves, designer gráfico de profissão, teve seu primeiro contato com oficina através de seu tio. Acompanhando todo o movimento de customização mundo afora, quis idealizar um projeto de customização no qual ele mesmo pudesse fazer tudo com as próprias mãos. Para isso, pegou sua Intruder 125 e, trabalhando aos finais de semana, fez a moto como queria, sempre buscando inspiração no off-road e no mundo do motocross.  more “Suzuki Intruder 125 Scrambler”