Sundown STX 200 Scrambler OFM

Muitas vezes uma base para customização bem interessante está debaixo de nosso nariz e, por uma série de pré-conceitos, acabamos não nos dando conta, já que estamos acostumados a bases consagradas como as pequenas Honda CG 125 ou mesmo as grandes CB750, entre tantas outras. Não foi o caso do Oficina Família Maijel (OFM) de São José dos Campos no estado de São Paulo. Depois de fazer bom uso de uma Sundown STX 200, decidiram que era hora de dar uma nova cara pra motoca.  more “Sundown STX 200 Scrambler OFM”

Arc Vector – a motocicleta elétrica do futuro

A maioria ainda torce o nariz para as motocicletas elétricas. Mas o fato é que elas estão chegando pra ficar. Prova disso é que uma das mais tradicionais marcas americanas, a Harley Davidson, anunciou para 2019 o início da produção da Live Wire, sua primeira elétrica de produção em massa. E nestes novos tempos também já existem projetos ousadíssimos que olham anos a frente no futuro. É o caso da motocicleta ARC Vector apresentada na EICMA (Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori) este ano. more “Arc Vector – a motocicleta elétrica do futuro”

Royal Enfield Concept KX V-Twin

Em um mercado e momento atual onde pouquíssimos se arriscam, sempre vem a boa surpresa de onde menos se espera. A Royal Enfield, conhecida por fabricar motocicletas da forma (e na sua forma) mais tradicional possível, apresenta um protótipo ousadíssimo em termos de design, principalmente levando em conta a tradição da marca. A moto conceito KX com um motor V de 838cc, apresentada na feira italiana EICMA (Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori), mostra uma ousadia e capricho de projeto que parece saído de um filme da Marvel. Nota: a motocicleta lembra um pouco, pelas linhas gerais e alguns detalhes, a Harley Livewire pilotada pela personagem Viúva Negra no primeiro filme dos Vingadores. more “Royal Enfield Concept KX V-Twin”

Honda CBX250 Scrambler Street Tracker Studio 58 Cycles

Da longa amizade de dois apaixonados por motocicletas nasceu o projeto de uma Honda CBX250 sem raça exatamente definida e que chama a atenção por onde passa. Rudy Pina, mecânico de helicópteros, foi atrás de uma robusta Twister para entregá-la ao amigo Felipe Salaviaw para que, juntos, pudessem tirar do papel a ideia de uma motocicleta customizada.  more “Honda CBX250 Scrambler Street Tracker Studio 58 Cycles”

Honda CB400 Scrambler Storm Motorcycle

As longevas Hondas CBs 400 e 450, nos últimos anos, tornaram-se objeto de desejo de muita gente. A onda de customização que apareceu por aqui acabou naturalmente mirando em uma moto de médio porte, pau pra toda obra, relativamente barata e consagrada em um passado não tão distante. Os projetos em maior profusão são os que transformam as senhoras de duas rodas em cafe racers. Mas é pouco comum ver por aí uma CB em outros estilos que não com o guidão lá embaixo e com uma rabetinha pra afastar eventuais garupas. more “Honda CB400 Scrambler Storm Motorcycle”

Suzuki Katana – a história da motocicleta que definiu o design das motos esportivas

No final dos anos 70 e início dos anos 80 a fórmula de sucesso das chamadas Universal Japanese Motorcycle, mesmo com pouco tempo de vida (10 anos), já mostrava sinais de cansaço. O termo referia-se ao padrão de motocicleta japonesa introduzido em 1969 pela icônica Honda CB750 e seguido à risca pelas outra fabricantes. A fórmula era relativamente simples: motorzão potente e pau pra toda obra, tanque grande e sem grandes firulas, ergonomia mais ou menos e um banco reto por cima de tudo onde o piloto “sentava” em cima do conjunto. more “Suzuki Katana – a história da motocicleta que definiu o design das motos esportivas”

Moto Customizada do Ano – Etapa Scrambler e Brat

No dia 29 de agosto de 2018 o grupo Cafe Racer Brasil, Motocultura, Bratstyle Brasil Garagem Cafe Racer reuniram mais 6 motocicletas customizadas, desta vez nos estilos scrambler e brat para concorrerem ao título de moto customizada do ano. A iniciativa surgiu em 2017 (você pode conferir como foi a edição 2017 aqui) tendo como principal objetivo reconhecer e incentivar os novos talentos do meio ou mesmo aqueles que modificam suas motos como um hobby e sem pretensões profissionais. more “Moto Customizada do Ano – Etapa Scrambler e Brat”

Honda CBX750F Cafe Racer – Grego’s Customs

Sempre com um sorriso no rosto, eufórico e gesticulando como um italiano, confirmando o bom estereótipo, o grego George Kiriakopoulos conta como construiu e mostra os detalhes da sua belíssima Honda CBX750F 1992, motocicleta com a qual conquistou o título de Cafe Racer do Ano no concurso promovido por Motocultura, Cafe Racer Brasil, Bratstyle Brasil e Garagem Cafe Racer.

more “Honda CBX750F Cafe Racer – Grego’s Customs”

Moto customizada do ano – Etapa cafe racer

No dia 11 de julho de 2018 o grupo Cafe Racer Brasil, Motocultura, Bratstyle Brasil e Garagem Cafe Racer reuniram 7 motocicletas super legais, customizadas como cafe racers, para concorrerem ao título de moto cafe racer customizada do ano. A iniciativa surgiu em 2017 (você pode conferir como foi a edição 2017 aqui) tendo como principal objetivo reconhecer e incentivar os novos talentos do meio ou mesmo aqueles que modificam suas motos como um hobby e sem pretensões profissionais.  more “Moto customizada do ano – Etapa cafe racer”

Customização Profissional: Dicas e como começar por Renato Frateschi da Frateschi Garage

Motocultura e Garagem Cafe Racer, como parte de uma parceria e projeto maior, tem promovido regularmente, na cidade de São Paulo, encontros e eventos gratuitos voltados ao mundo das duas rodas com o objetivo de democratizar conhecimento e inspirar pessoas. O segundo encontro, em junho de 2018, convidou o customizador Renato Frateschi, da Frateschi Garage, para contar como planejou em detalhe um movimento de empreender e abrir uma oficina de customização que hoje é reconhecida nacionalmente pelos projetos de extremo bom gosto e acabamento.

more “Customização Profissional: Dicas e como começar por Renato Frateschi da Frateschi Garage”

Kawasaki Z900 RS – A história de 1972 ao modelo 2018

Em uma época onde a garota propaganda das montadoras ainda era seu modelo de maior cilindrada, nascia uma disputa por olhares e suspiros. Disputa essa que movimentou o mercado de motocicletas como nunca e, tamanha briga por atenção, acabou estimulando uma corrida tecnológica e criativa que deu a luz, em 1968, a uma das mais icônicas motocicletas de todos os tempos: a Honda Cb750, modelo que colocou a empresa de Soichiro Honda nos livros de história (entre muitos outros feitos da gigante japonesa). Obviamente, ninguém queria ficar para trás e, inspirados nesta mesma moto, os engenheiros da Kawasaki levaram a fórmula e o conceito da quatro cilindros um pouco mais longe, melhorando ainda mais o que já parecia incrível. Nascia, em 1972, 4 anos depois, a Kawasaki Z1. Conheça a história da motocicleta que marcou sua geração e sua sucessora espiritual devidamente modernizada e adaptada aos dias atuais. more “Kawasaki Z900 RS – A história de 1972 ao modelo 2018”

Prêmio de customização Harrison Collection Award

A Harrison Collection, baseada no Reino Unido e uma das principais coleções de motos italianas e personalizadas do mundo, em parceria com o site Bike Exif, lançou um prêmio em busca de novos talentos no mundo da customização. O desafio é fazer com que dois customizadores emergentes, de qualquer lugar do mundo, construam uma motocicleta de altíssimo padrão sobre uma plataforma da Ducati.

more “Prêmio de customização Harrison Collection Award”

Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50

Se você é entusiasta das duas rodas e mora em São Paulo ou arredores, fique sabendo que há um programão para todo o último domingo do mês. Nestes domingos, o grupo Clássicas 70 organiza, já há muito tempo, um encontro tradicional de motocicletas clássicas no estacionamento do Estádio do Pacaembu na cidade de São Paulo. Mas como nem só de clássicas vive o homem, o encontro tem sempre muita coisa bacana no que diz respeito ao universo das motocas. Sempre aparecem surpresas interessantes. E foi numa das edições que encontramos duas pequenas jóias: uma Caloi XR 50 1987, sonho de infância de muita gente, totalmente restaurada nos mínimos detalhes e uma incrível Mobylette AV7 1977 transformada em uma pequena cafe racer de gente grande. Confira a conversa com os proprietários e os detalhes das duas lindas motinhos no vídeo! more “Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50”

Royal Enfield Classic 500 Pegasus

A Segunda Grande Guerra levou muitos fabricantes, de diferentes bens de consumo, a concentrarem sua produção exclusivamente nos esforços de guerra na tentativa de livrar, principalmente o teatro Europeu, do jugo nazista. Com as motocicletas Royal Enfield não foi diferente. A fábrica recebeu, no início de 1942, requerimento do departamento de guerra britânico a missão de produzir 20 motocicletas leves e robustas, para fins de testes, que pudessem ser entregues de paraquedas na zona de conflito. Deveriam ser leves e robustas justamente para que não sofressem danos no impacto com o solo. Conheça a história e como ela inspirou um modelo exclusivo e limitado da Royal Enfield Classic 500. more “Royal Enfield Classic 500 Pegasus”

Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu

A maioria das pessoas que aglomeram-se e acotovelam-se nas grandes cidades, em uma rotina diária muitas vezes extenuante, nutrem um sentimento comum: o desejo de, algum dia, saírem definitivamente da rotina massacrante de um emprego dito normal e lançarem-se na aventura de cultivar uma paixão que talvez possa se transformar em um meio de vida.  Flavio Vianna, publicitário paulistano, já trilhou boa parte do caminho e sonha com um futuro que vislumbrou em uma visita ao Japão, resultado de um rompante de ousadia e, provavelmente, lucidez.

Conheça a história de alguém que reuniu coragem para passar por uma experiência de vida que poucos teriam sequer a iniciativa de pensar a respeito. Flavio, com pouco planejamento e muita vontade, ofereceu-se para trabalhar como aprendiz de um dos mais respeitados customizadores da atualidade, passou um mês no Japão, voltou para sua cidade e construiu com dedicação e muita criatividade, nos mínimos detalhes, uma motocicleta que foge do lugar comum, assim como aprendeu com seu mestre em sua estadia na terra do sol nascente. more “Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu”