GRR 450: XTR Pepo turns the Royal Enfield Guerrilla into pure racetrack dynamite

GRR 450: a Royal Enfield Guerrilla nas mãos de XTR Pepo virou pura dinamite de pista

Some bikes challenge categories. Others are born to defy expectations. And then there are those rare builds that do both — with brutal elegance. The GRR 450, a freshly unveiled project by Spanish builder XTR Pepo with design signed by the Italian studio Studio Futura, is all of that — and then some.

Existem motos que desafiam categorias. Outras, que nascem para subverter expectativas. E há aquelas raras construções que fazem as duas coisas com uma elegância brutal. A GRR 450, projeto recém-apresentado pelo espanhol XTR Pepo com design assinado pelo estúdio italiano Studio Futura, é tudo isso — e mais um pouco.

Leia mais “GRR 450: XTR Pepo turns the Royal Enfield Guerrilla into pure racetrack dynamite”

TSURUGI: The Japanese Blade That Cut Through Bike Shed 2025

TSURUGI: A Lâmina Japonesa que deixou marcas no Bike Shed 2025

At one of the world’s most prestigious custom motorcycle events, Bike Shed London 2025, one machine made time stand still. A crowd-pleaser in every sense, this 1977 BMW R100/7 looked like it had been summoned from myth. Meet TSURUGI — named after the legendary Japanese sword — a motorcycle that blends craftsmanship, concept, and emotion into a rolling masterpiece.

Em um dos eventos mais prestigiados do mundo da customização, o Bike Shed London 2025, uma moto conseguiu parar o tempo. A multidão silenciou por instantes diante de uma BMW R100/7 de 1977 que, à primeira vista, parecia saída de uma lenda. Era a TSURUGI — nome inspirado em uma das espadas mais tradicionais do Japão — e sua presença foi como um corte limpo na paisagem visual do evento. Técnica, conceito e emoção em estado bruto.

Leia mais “TSURUGI: The Japanese Blade That Cut Through Bike Shed 2025”

Ducati S4R Scavenger: Built in the Future, Wreaking Havoc in the Present

Ducati S4R Scavenger: construída no futuro, tocando o terror no presente

Some bikes look like they came out of a garage. Others, like they came out of a garage that exploded. But Jan Hrbek’s Ducati S4R Scavenger? That thing looks like it crawled out of the future — the kind of future where cities are ruins, machines have souls, and the only law left is how loud your exhaust roars.

Tem moto que parece que saiu da garagem. Tem moto que parece que a garagem explodiu. Mas a Ducati S4R Scavenger de Jan Hrbek? Parece que veio direto do futuro — daquele tipo em que as cidades viraram ruínas, as máquinas têm alma e o único código de conduta é o barulho que você faz ao acelerar.

Leia mais “Ducati S4R Scavenger: Built in the Future, Wreaking Havoc in the Present”

Why Have Custom Motorcycles Become the Object of Desire for Designers, Architects, and Creatives?

Por que as motos customizadas viraram objeto de desejo entre designers, arquitetos e publicitários?

Over the past few years, something curious has been catching the eye — on the streets, at events, and across creative social feeds: more and more designers, architects, and ad people are riding deep into the world of custom motorcycles. A quiet movement, but one loaded with meaning — a reflection of our times and a growing hunger to take back control over what we create, consume, and live.

Nos últimos anos, algo curioso vem chamando a atenção nas ruas, nos eventos e até nos perfis de redes sociais ligados à criatividade: a presença cada vez mais marcante de profissionais como designers, arquitetos e publicitários no universo das motos customizadas. Um movimento silencioso, mas cheio de significado, que revela muito sobre os tempos em que vivemos — e sobre o desejo crescente de retomar o controle sobre aquilo que se cria, se consome e se vive.

Leia mais “Why Have Custom Motorcycles Become the Object of Desire for Designers, Architects, and Creatives?”

Town and Country: An urban scrambler with a vintage soul from Taiwan

Town and Country: A scrambler urbana com alma vintage vinda de Taiwan

Twentytwo Custom might not (yet) be a household name in the global custom scene, but don’t be fooled — this small Taiwanese workshop already speaks a visual language of its own. Their seventh project — a Suzuki TU250 Grasstracker Big Boy turned into an urban scrambler — is one of those rare builds where everything falls into place with surgical balance. No excess, no pretense. Just style, purpose, and authenticity.

A Twentytwo Custom pode ainda não ser um nome familiar no universo das customizações globais, mas não se engane: o trabalho dessa pequena oficina taiwanesa já tem linguagem, personalidade e uma assinatura visual que se faz notar de longe. Seu sétimo projeto — uma Suzuki TU250 Grasstracker Big Boy transformada em scrambler urbana — é um daqueles casos em que tudo se encaixa com equilíbrio cirúrgico, sem excessos, sem afetação. Apenas estilo, propósito e autenticidade.

Leia mais “Town and Country: An urban scrambler with a vintage soul from Taiwan”

The Rat Race Phenomenon: The Cyberpunk Motorcycle That Set the Tone in the Custom World This Past Year

O Fenômeno Rat Race: A Moto Cyberpunk Que Ditou Tendência no Mundo das Customizações neste último ano.

Since early 2024, few images have spread as widely across social media and custom culture blogs as that of a BMW R NineT transformed into a machine straight out of a post-apocalyptic universe. Nicknamed “Rat Race,” this Café Racer, customized by Serbian designer Ognjen Docic, became an instant online sensation—and sparked deeper conversations about the current direction of motorcycle customization.

Desde o início de 2024, poucas imagens rodaram tanto as redes sociais e blogs de cultura custom quanto a de uma BMW R NineT transformada em uma máquina saída diretamente de um universo pós-apocalíptico. Batizada de “Rat Race”, essa Café Racer customizada pelo designer sérvio Ognjen Docic não só virou febre digital como acendeu discussões sobre os rumos da customização contemporânea.

Leia mais “The Rat Race Phenomenon: The Cyberpunk Motorcycle That Set the Tone in the Custom World This Past Year”

Honda NSR250R SP Rothmans remake: Honda NSR300 da Tyga Performance

Entre os anos 80 e meio dos anos 90 o mercado de motocicletas mundial era um pouco diferente do que é hoje. Os fabricantes ainda estavam disputando a tapa a atenção de um público crescente pra ver quem tomaria a dianteira e, para isso, valia todo tipo de tática. Uma delas era chamar a atenção com máquinas incomuns ou de nichos muito específicos. E um desses nichos, principalmente no Japão, era o de pequenas esportivas com um desempenho e tecnologia de dar inveja em motos maiores. Era o caso da Honda NSR 250R SP MC28 (1994), a última versão da motocicleta lançada em 1987 e derivada da Honda NS250 de 1985.

Leia mais “Honda NSR250R SP Rothmans remake: Honda NSR300 da Tyga Performance”

Motocultura no Bike Shed Moto Show Londres 2023

Nos últimos dias do mês de maio aconteceu a edição de 2023 do Bike Shed Moto Show na cidade de Londres. O evento, com uma tradição de mais de 10 anos, foi idealizado pelo Bike Shed Motorcycle Club, uma iniciativa de Anthony “Dutch” van Someren com a intenção de reunir, nas palavras do evento, pessoas que amam motocicletas e pessoas que amam pessoas que amam motocicletas. O BSMC, por sua vez, se define como um clube social para entusiastas da motocicleta. Além da cidade de Londres na Europa, o clube também tem um braço em Los Angeles nos Estados Unidos. Motocultura conferiu de perto as motocicletas em exibição no histórico armazém londrino Tobacco Dock.

Leia mais “Motocultura no Bike Shed Moto Show Londres 2023”

Harley Davidson V-Rod Cafe Racer por Fred Krugger

Quando se trata da Harley-Davidson VRSC (V-Rod) é praticamente mandatório que a conversa seja pautada por algum tipo de polêmica. A motocicleta, lançada em 1997, tinha a missão de fazer frente à crescente onda das chamadas muscle bikes. Foi revolucionário para a marca. Um motor refrigerado à agua desenvolvido em parceria com a Porsche e um design que fugia significativamente da tradição de Milwaukee. Leia mais “Harley Davidson V-Rod Cafe Racer por Fred Krugger”

KTM Monster Scrambler 1290 R por Gasoline Motor Co

A rivalidade entre KTM e BMW foi intensa nos anos 2000. A KTM colocou no mercado a 950 Super Enduro R, uma potente motocicleta de trilha que visava justamente competir com a BMW HP2 Enduro. Porém, nenhuma das duas motocicletas durou por muito tempo no mercado.  A australiana Gasoline Motor Co acabou transformando uma KTM 1290 Super Adventure R em uma espécie de nova versão da antiga KTM Super Enduro R. Leia mais “KTM Monster Scrambler 1290 R por Gasoline Motor Co”

RTR 799e Scrambler – A Primeira Motocicleta Elétrica Premium Brasileira

A oficina paulista Retro Rides, localizada na cidade de Campinas no estado de São Paulo, com um trabalho competentíssimo, consolidado no cenário brasileiro de customização e com destaque internacional, entra em grande estilo no crescente e promissor mercado das motocicletas elétricas. O projeto de estreia e fundação da RTR Motorcycles é uma motocicleta elétrica premium, com componentes de alta qualidade, remetendo visualmente as scramblers dos anos 70 e destinada ao uso urbano.

Leia mais “RTR 799e Scrambler – A Primeira Motocicleta Elétrica Premium Brasileira”

TVS Ronin Wakizashi Cafe Racer by Rajputana Customs

A TVS Motor Company, ao contrário da Eicher Motors (Royal Enfield) e da Bajaj, não é muito conhecida por seu nome em terras brasileiras. Porém, em seu país de origem, a Índia, é a terceira maior fabricante e a segunda maior exportadora de motocicletas em termos de receita.

Mas isso não quer dizer que não conhecemos muito bem alguns de seus modelos. A TVS é quem fabrica a BMW G310R a partir de um esforço conjunto com a marca alemã acertado em 2013. Alguns de seus produtos de linha própria também contam com tecnologia da BMW.

Leia mais “TVS Ronin Wakizashi Cafe Racer by Rajputana Customs”

Collector 73 – motocicletas exclusivas em uma confraria de pilotos

A precoce influência paterna e o ímpeto de exercitar a criatividade, aliados ao fascínio pelas duas rodas, plantou uma ideia persistente na cabeça do administrador de empresas Carlos Delgado de Carvalho: materializar uma coleção exclusiva de motocicletas customizadas atreladas ao melhor do espírito do motociclismo em uma espécie de confraria movida a amizade, paixão e, claro, motores. Foi a partir dessa faísca que, em 2014, Carlos deu o primeiro passo rumo a uma ideia com um objetivo bastante claro: projetar e desenvolver uma coleção particular de 73 motos customizadas que herdariam seu latente DNA de designer e projetista. Neste mesmo ano, finalizou sua motocicleta número 1, projeto de customização de uma Ducati 749 para sua companheira. A partir daí, não parou mais. Leia mais “Collector 73 – motocicletas exclusivas em uma confraria de pilotos”

Concurso de Motos Customizadas Motocultura 2022

Em sua sexta edição, o tradicional concurso de motocicletas customizadas Motocultura aconteceu em dezembro de 2022 no Johnnie Wash, em São Paulo. Desde a última edição o concurso acontece de forma virtual e aceita inscrições de qualquer lugar do mundo. O anúncio das motos vencedoras foi feito no dia 6 de dezembro de 2022 em uma transmissão ao vivo no canal do Youtube de Motocultura.

 

 

Leia mais “Concurso de Motos Customizadas Motocultura 2022”