A falsa foto dos fundadores da Harley Davidson revelando sua primeira motocicleta

COMPARTILHE

Atualmente temos vivido tempos difíceis no que diz respeito a checagem de fatos e veracidade de informações. A internet, assim como trouxe muitos benefícios e facilidades, também trouxe com ela a difusão sem precedentes de informações falsas. É o que costumamos chamar hoje em dia de fake news. O mundo das motocicletas não poderia ficar de fora dessa onda e uma das imagens mais difundidas por aí é, supostamente, a dos fundadores da Harley, William S. Harley e Arthur Davidson, revelando sua primeira motocicleta ao mundo em uma fotografia datada de 1914. Ao menos esta é a legenda mais comum que aparece ao lado da foto sendo compartilhada à exaustão nas redes sociais.

A foto dita como sendo dos fundadores da Harley. Na verdade são dois primos que compraram uma Harley em 1914.

Basta uma pesquisa rápida para entendermos que as informações não batem. A primeira motocicleta Harley foi revelada oficialmente em 1903, 11 anos antes da foto. Além disso, um bom conhecedor da marca vai perceber que o modelo da moto na foto é de fato de 1914 e é bem diferente da primeira criação de 1903. Os homens na foto também não se parecem nada com os William e Arthur. Além disso, em 1914, a Harley já estava entrando no mundo das corridas para se tornar notória.

A Harley da foto falsa, modelo 1914:

Harley Davidson 1914

A Harley número 1 de verdade, de 1903

A Harley Davidson número 1

 

O site Snopes.com, dedicado justamente a checar fatos e alertar para informações falsas, foi atrás da origem da foto e descobriu tratar-se de uma foto de dois parentes distantes de um cavalheiro chamado Ross Hollibaugh, responsável por postar a foto pela primeira vez no site Old Car and Truck Pictures, dedicado a fotos antigas de veículos antigos.

Nas palavras de Ross Hollibaugh: “Eu estava navegando pela página com várias Harleys antigas e lembrei que eu tinha uma foto do avô de meu primo com seu irmão (para postar no site), ambos sentados em uma Harley 1914 novinha que eles compraram naquele mesmo ano. Não tenho certeza mas acho que a foto foi feita em uma concessionária em Wanamingo, Minesotta. (…) Meu primo ainda tem a nota de compra original e dá para ver nela que a moto foi comprada por 245 dólares.”

Portanto, a foto é real e é de 1914 mas definitivamente não são “os fundadores da Harley revelando a primeira Harley”. Na imagem abaixo estão os verdadeiros William S. Harley e Arthur Davidson, curtindo uma bela pescaria em 1924.

Walter no sidecar e William como piloto em 1924. A moto é uma Harley com sidecar também do mesmo ano e utilizava um motor experimental que nunca entrou em produção.

Uma visita interessante para tirar as coisas é limpo é dar uma olhada na linha do tempo da Harley no próprio site da fabricante.

Portanto, da próxima vez que ver alguém compartilhando essa foto, você já sabe que nem tudo que está na internet é verdade!

 

COMPARTILHE