Canais do Youtube sobre moto que valem a pena acompanhar

COMPARTILHE

Se você é daqueles que como muita gente trocou a televisão pelo Youtube e vive procurando coisas novas e legais para assistir na plataforma de vídeos do Google, sabe que nem sempre é fácil separar o joio do trigo. Hoje em dia todo mundo é aspirante a Youtuber, todo dia tem alguém criando um canal novo e nem sempre o que é popular é necessariamente bom. Posto isso, é preciso paciência e persistência procurando pelo que realmente vale a pena, o que nem sempre é fácil.

Mas vamos dar uma forcinha e listar alguns canais que podem ser legais pra você. O nosso critério é muito próximo da proposta da linha editorial de Motocultura. É tentar encontrar conteúdo que fuja do lugar comum e que faça algo diferente da maioria, de preferência com qualidade. Portanto, vai ser bem difícil você ver algum canal de moto filmador na lista ou de review de moto, coisa que existe aos baldes no youtube e com todos fazendo basicamente a mesmíssima coisa.

Os canais não estão em ordem do mais legal para o menos legal. É uma lista não rankeada de canais diferentes e que tem um conteúdo diferente, bem humorado, interessante e até mesmo educativo. Alguns são brasileiros e outros de fora do país. Se liga na lista.

Motorama

Aqui vamos ter de chover no molhado. O canal já tem bastante relevância entre o público motociclista e acaba fazendo o chamado feijão com arroz também, como review de motos e algumas notícias motociclísticas. Mas o grande diferencial é que os amigos Guigo Pinheiro e Hugo Renault tem o mérito de terem reinventado o conteúdo para motociclistas. Eles abordam todos os assuntos com muito bom humor e linguagem descontraída ficando muito próximos do seu público e talvez até atraindo um público mais jovem para o universo das motocas. Fazem pautas frias muito interessantes (assuntos que não estão em voga no momento) com frequência e, como entusiastas, também falam com propriedade sobre customização. O bacana do bom humor deles é que na hora dá pra ver que é deles, é natural, não é forçação de barra. Tanto o é que, louvavelmente, sabem rir de si mesmos e não se levam tão à sério. Pode assinar de olhos fechados.

Madeira Performance

Emerson Madeira é um mecânico paulistano competentíssimo e nós aqui no Motocultura, antes mesmo do Motocultura existir, já acompanhávamos o trabalho do cara (ele cuidava da RD350 deste editor). No canal, Madeira dá uma aula de técnica e conhecimento mostrando o dia a dia do trabalho na sua oficina. Todo vídeo praticamente tem alguma dica legal de cuidado e manutenção de motocicletas das mais variadas marcas. São dicas de peças, de regulagens, de cuidados gerais, de ferramentas e por aí vai. É aquele tipo de canal que você aprende algo novo a cada vídeo que assiste. Seu vídeo sobre o dano que o corte de giro faz a motocicleta foi um sucesso estrondoso, sendo utilizado em veículos de mídia especializados em motor. Vale demais assinar.

Resistência 2 Tempos Brasil

O luthier Coruja de Curitiba é antes de tudo um comediante. O canal mostra com muito bom humor, piadas e sacadas, o dia a dia do proprietário de uma linda Husqvarna 360 2 tempos. Como o nome diz, o canal é uma homenagem às motos 2 tempos. E uma das brincadeiras que mais acontece justamente é sobre a “rivalidade” das motos quatro tempos novas e as velhinhas 2 tempos. Não é difícil, se você tiver bom humor e inteligência suficiente para entender ironia, se pegar gargalhando assistindo aos vídeos do cara. Coruja faz customizações que mostra no canal e também dá algumas dicas de motores 2 tempos. Se quiser rir e conhecer um pouco mais sobre o universo dois tempos, assine sem pestanejar.

Acelerados

É preciso deixar claro que o canal não é exclusivo sobre motos. Teoricamente ele não deveria estar na lista, mas eles produzem vídeos bem bacanas também de duas rodas. A dica é assinar somente as playlists do canal dedicadas as motocicletas. Um de seus vídeos famosos das motocas é o duelo na pista das velhinhas Rd350, CBR450SR e CBX750F.

Mario Sete Galo

Mário é um daqueles caras com quem você tomaria uma cerveja fácil batendo um papo. É uma espécie de moto filmador bem diferente do que gente conhece por aí. Passa longe do estereótipo (que é real) da berração, corte de giro, conversa mole e porra louquice. Sempre empolgadíssimo e sem ficar barbarizando no trânsito, mostra em seu canal, na maioria das vezes, muitas raridades ou mesmo motos exóticas que ele encontra por aí.

Airton Cardoso

A coisa mais difícil de se encontrar no Youtube é alguém ensinando alguma coisa com paciência e dedicação sem exigir nada em troca. Esse é o caso do mecânico Airton. Ele produz vídeos estritamente voltados para o ensino de manutenção de motocicletas. Claro, a intenção dele é angariar alunos para seu curso pago de mecânica de motos, afinal, hoje em dia, Youtube não enche a barriga de mais ninguém. Mas mesmo os vídeos que são abertos ao público em geral tem muita coisa pra você começar a aprender como funciona sua moto e fazer a manutenção básica dela.

Miquel Silvestre

Miquel é um espanhol apaixonado pela Moto Aventura. Em seu canal, além de mostrar suas viagens, dá muitas dicas úteis não só sobre as motos mas também sobre tudo o que envolve longas viagens de motocicleta como o que levar, como montar acampamento e tantas outras coisas.

Racer TV

Já bastante conhecido e referência entre os entusiastas do movimento cafe racer, o canal português é obrigatório para quem o curte estilo. Tem muitas dicas, muitas referências e sempre projetos do mundo todo analisados nos mínimos detalhes.

MC Garage

Trata-se de uma série de vídeos (uma playlist) da Motorcyclist Magazine dedicados exclusivamente a dicas e orientações de manutenção de motocicleta.

Stories of Bike

Com uma produção primorosa, experimentalismo e muita competência técnica o canal se propõe a apresentar pequenas histórias de motociclistas e seus donos pelo mundo.

FortNine

Em tempos de blogueirinhos e youtubers chapa branca (onde ninguém fala os pontos negativos de nada) o canal FortNine propõe exatamente o papo reto. São reviews de motos e equipamentos com a mais absoluta honestidade. Além disso, o canal tem muitas dicas super úteis sobre tudo que envolve o universo das duas rodas.

BMCO

O canal espanhol mostra a desmontagem, modificação e remontagem de projetos inteiros do zero até a moto finalizada. É quase uma terapia. E sem música gratuita ruim do youtube, sem falatório e sem nenhum youtuber querendo ser famoso. Tudo é mostrado em câmera acelerada. É viciante.

Ichiban Moto

O canal norte americano mostra projetos de customização, reviews de ferramentas e muitas dicas e segredos de construtores profissionais.

Hora do merchan

Aqui no Motocultura também temos nosso canal no Youtube no qual colocamos alguns vídeos interessantes. Obviamente não tivemos a cara de pau e falta de noção de colocá-los junto a lista dos canais que escolhemos como os mais interessantes e bacanas (quem lambe o próprio saco é cachorro) Mas lá a gente coloca alguns projetos de motos customizadas e outra coisinhas mais. Entre eles, uma série sobre a customização de um Ducati Monster S4RS.

Se curtiu, basta dar uma olhada no canal aqui.

E você, conhece algum canal legal que sai do lugar comum e que não é moto filmador barbarizando? Conta pra gente pra fazermos uma próxima lista!


One thought on “Canais do Youtube sobre moto que valem a pena acompanhar

  1. Eduardo Motoca

    Fantástica Matéria…. todos precisamos de um “índice” deste.

Comments are closed.