Museus online sobre motocicletas e motociclismo abertos para visitas virtuais

COMPARTILHE

Conhecer outros países e outras culturas é sempre uma experiência enriquecedora. E uma das formas mais interessantes de aprender também um pouco da história de cada lugar é através dos museus. Porém, em um país onde a maioria dos brasileiros não pode sequer parar de trabalhar, viajar para o exterior, e consequentemente ter a chance de visitar museus famosos, acaba sendo um luxo para poucos. Mas a tecnologia e a internet vieram em nosso socorro. Atualmente é possível passear virtualmente por museus notórios e de importância ímpar sem sair da frente do computador.

E a boa notícia é que já existem, naturalmente, museus sobre motociclismo pela internet afora onde você não precisa gastar nem a sola do sapato e tampouco seu suado dinheirinho para uma visita.

A tecnologia ainda não está, digamos, no seu ápice. A maioria dos museus utiliza a tecnologia do Google Street View (que permite você passear virtualmente pelas ruas de qualquer cidade) que ainda é um pouco truncada e com algumas inconsistências. Portanto, para exploradores virtuais pouco experientes pode ser uma experiência um pouco confusa e frustrante. Mas nada que um pouco de prática não resolva. Listamos abaixo alguns dos museus virtuais dedicados as duas rodas pra você se divertir, aprender coisas novas e, claro, curtir sua paixão.

Não vamos dar muitos detalhes de cada museu pra não influenciar sua visita de um em detrimento de outro. Além disso, a ideia é você ter algo próximo da experiência real muito bacana que é a sensação super legal de surpresa ao se deparar com itens e peças inusitadas.

Tenha uma ótima visita!

Museus e visitas virtuais

Museu virtual Ducati

Um prato cheio para os fãs da marca italiana. O museu está recheado de modelos icônicos, fatos históricos e algumas curiosidades.

Visite o site com mais informações

Faça a visita virtual

Museu virtual Honda Collection Hall

As motocas são só uma parte do museu. De brinde você ainda pode ver praticamente de tudo da Honda, de carros, modelos de competição, jet skis e até robôs.

Veja o site com mais informações

Faça a visita virtual (motos de competição)

Faça a visita virtual (motos de linha)

Visita Virtual Harley Davidson

Os loucos por Harley vão pirar. Muita história que na verdade é a história do próprio motociclismo e muitos modelos icônicos pra ver. Não é exatamente um museu virtual onde você pode circular livremente. Na verdade são coleções de fotos 360 graus feitas por bons samaritanos que visitaram o museu em algum momento e as disponibilizaram online.

Veja o site com mais informações

A melhor forma de ver as fotos é entrar pelo Google Maps. Feito isso, na tela do Maps, clique e segure sobre o ícone do bonequinho laranja no canto inferior direito da tela. Arraste ele para cima do mapa e você vai ver vários pontos em cima do museu da Harley. Esses pontos são as fotos. Basta você soltar o bonequinho sobre um dos pontos para ver o ambiente em 360. Não é muito prático e nem fácil, mas é o que tem pra hoje. A Harley bem que podia tomar vergonha na cara e fazer um museu virtual de fato… Passou da hora.

Acesse o Museu e o acesso as fotos por aqui

Museu virtual The National Motorcycle Museum

Uma dos maiores acervos na Inglaterra de, claro, motos inglesas. A visita virtual não é exatamente fácil já que também é uma coleção de fotos 360 graus que, desta vez, foram disponibilizadas pelo próprio museu. Mas mesmo assim, como a navegação não é exatamente livre, é bem fácil se perder e ficar vagando por corredores vazios e acabar indo parar no refeitório que, por ser virtual, nem pra comer alguma coisa dá. De qualquer forma, para os fãs das inglesas, vale demais o clique.

Veja o site com mais informações

Faça a visita virtual

Visita virtual Sammy Miller Museum

Um museu britânico imenso e cheio de raridades quando o assunto também são motos inglesas. A visita virtual não é exatamente oficial mas a navegação fica mais fácil por conta do museu ser um ambiente único e amplo.

Visite o site com mais informações

Faça a visita virtual

Visita virtual Wheels Through Time Motorcycle Museum

Museu americano com muitas motos e muita coisa bacana com foco na história do motociclismo e motocicletas americanas. Também não é um museu virtual oficial mas, por conta de boas almas, dá pra “andar” por boa parte do ambiente em 360 graus.

Visite o site com mais informações

Faça a visita virtual

Museu virtual Museum of Industrial Culture

Museu alemão na cidade de Nurenberg que tem uma parte exclusivamente dedicada as motocicletas. A exibição tem relação com a indústria alemã e mostra coisas como Ardis, Mars e as Zundapp. De brinde você pode ver uma coleção incrível de carros alemães e outras máquinas. Tem inclusive uma área dedicada a computadores e videogames.

Visite o site com mais informações

Faça a visita virtual

Exposições virtuais

Outro tipo de experiência virtual, saindo dos ambientes onde você pode, teoricamente, circular em 360 graus, também existem muitas das chamadas exposições virtuais. Nesse caso, elas são pensadas justamente para a experiência de alguém que está em frente a uma tela de algum aparelho como smartphone ou computador. A ideia não é fazer com que você sinta-se circulando dentro do ambiente do museu propriamente dito mas sim organizar as obras e informações para você de um jeito fácil, prático e informativo. A vantagem das exposições virtuais é que elas são quase como uma visita guiada onde há uma sequência lógica, uma navegação linear e informações textuais disponíveis e fáceis de ler (geralmente nos tours em 360 fica bem difícil ler os painéis de textos das obras) . Nesse formato perde-se a brincadeira da imersão de imaginar-se circulando dentro de um ambiente que você nunca teve a chance de visitar mas ganha-se na riqueza de detalhes e informações. Quem tem feito um trabalho de catalogar e disponibilizar esse tipo de produção é o Google Arts And Culture. Sendo assim, também listamos algumas exposições virtuais que valem uma espiada pra quem ama motos.

Exposição virtual Viva Montesa

Sobre a famosa marca espanhola passando por vários modelos e um pouco de história da marca.

Visite a exposição

Exposição virtual Legends in chrome and steel

Exposição pelo Museu de Nurenberg que você viu na lista anterior de museus. Aqui, além do assunto ser somente motos, dá pra ver mais detalhes e mais informações.

Visite a exposição

Exposição virtual Welcome to the Vicar’s Caff

Exposição sobre o histórico 59 Club, um dos pilares do moderno motociclismo inglês e parte inerente a cultura das cafe racers. Clube inclusive nascido dentro de uma igreja e pelas mãos de um reverendo!

Visite a exposição

Se você tomar gosto pelas visitas virtuais, o Google Arts And Culture cataloga e disponibiliza uma lista imensa de museus, lugares e construções históricas que você pode visitar e explorar com o clique do mouse. Dá pra visitar desde as pirâmides do Egito até o famoso Museu Britânico. Estão todos listados aqui.

Divirta-se e a gente espera que você curta e descubra muito mais sobre o mundo das duas rodas.

COMPARTILHE