Concurso Moto Customizada do Ano 2020 Brasil – Custom motorcycle of the year 2020 Brazil contest

COMPARTILHE

Desde 2017, Motocultura tomou como missão divulgar os grandes trabalhos dos customizadores brasileiros. Para isso criamos o Concurso Motocultura de Customização onde escolhemos a dedo os projetos mais interessantes no cenário brasileiro e elencamos as motocicletas em suas respectivas categorias.

2020 acabou trazendo uma surpresa não tão agradável para todos nós e tivemos de nos adaptar a nova realidade em função da pandemia da Covid-19. Sendo assim, pela primeira vez, fizemos um concurso completamente virtual onde os participantes enviaram uma foto de suas criações para avaliarmos. Obviamente é impossível avaliar com propriedade um trabalho de customização tendo como referência uma única foto das motocicletas. Mas deixamos sempre claro que o concurso é muito mais uma “competição” de mentirinha que tem como objetivo reunir os profissionais para troca de ideias e experiências. Infelizmente, dessa vez, não conseguimos fazer algo presencial justamente para reunir as pessoas mas, por outro lado, pelo formato virtual, conseguimos abrir espaço para customizadores do país inteiro.

Entre inscrições pelo site e motos escolhidas por Motocultura, realizamos o anúncio das vencedoras em uma live pelo Youtube. Portanto, siga em frente e conheça as vencedoras do ano de 2020! Para ver as segundas e terceiras colocadas em cada categoria, assista ao vídeo da premiação! Vale a pena!

Se você quer ser mais prático e prefere assistir no lugar de ler, tem pra todo mundo. Basta conferir a live completinha que ficou super bacana com muitos comentários e conteúdo interessante, além da apresentação das vencedoras e participantes.


Categoria Customizada Bobber

Harley Davidson 883 por Fernando Casado

Fernando Casado é sem dúvida alguma um dos grandes jovens talentos da customização brasileira. Praticamente todos os seus projetos, desde o seu primeiro, uma CG 125 cafe racer trabalho de conclusão de ensino superior em design, reverberaram tanto aqui no Brasil quanto no exterior em sites, blogs e canais especializados no assunto. Seu último trabalho, completamente conceitual, deu vida à uma icônica Harley Davidson 883 que se inspira em um passado distante ao mesmo tempo em que olha para o futuro. Um trabalho primoroso de pesquisa, conceito e construção utilizando inclusive recursos tecnológicos como impressão 3D, levando a Sportster pra bem longe do lugar comum quando o assunto é HD customizada.

Veja o projeto completo da Harley Davidson 883 no Behance de Fernando Casado

A CG 125 Cafe Racer construída por Fernando como trabalho de conclusão de curso

Fernando Casado detalha o projeto de sua CG 125 Cafe Racer


Categoria Customizada Brat Style

Suzuki Intruder Brat Style por RMC Garage

Requinte e acabamento são as palavras que definem com exatidão o trabalho da Real Machine Custom Garage, oficina baseada em Santa Catarina. E é justamente essa premissa que figura nos canais da oficina como seu grande diferencial. Porém, está longe de ser marketing vazio. Os construtores seguem à risca a missão que estabeleceram para si, capricho extremo com o detalhe e acabamento. O resultado não poderia ser outro, motocicletas classudas onde é visível a atenção ao design, harmonia e conjunto. A pequena Intruder 125 batizada de Molina é provavelmente a prova cabal do objetivo da oficina.

Facebook: https://www.facebook.com/rmcgarage/

Instagram: https://www.instagram.com/rmcgarage/


Categoria Customizada Small Scrambler

Honda CG 125 Scrambler por GMG Kustom Garage

Quer a receita para conseguir a atenção total de quem curte motocicletas? A resposta é mais simples do que você imagina: Honda CG 125. A pequena da Honda é uma paixão nacional e praticamente todo motociclista tem um carinho enorme pela motocicleta polivalente que mostra seu valor desde seu lançamento. Com pontuais e poucas modificações a GMG Kustom Garage transformou a 125 em uma lindíssima scrambler (que, pelo estilo do banco e o curso curto da suspensão traseira, poderia facilmente ser classificada como uma brat). Um trabalho que definitivamente não é fácil. Errar pelo excesso é muito comum em customizações. E a GMG fez a lição de casa. A CG original nitidamente ainda está lá. Mas a escolha de cores, detalhes e peças a transformou em outra moto sem roubar sua essência.

Instagram: https://www.instagram.com/gmg.kustom.garage/


Categoria Customizada Scrambler

BMW F650 Scrambler por Frateschi Garage

Um dos maiores desafios os customizadores é muitas vezes a própria moto base. Muitas motocicletas são sucesso público e crítica em termos de desempenho e outros adjetivos afins. No entanto, nem tudo é perfeito. A BMW F650 está longe de ser unânime quando o assunto é design. Mas esse foi exatamente o foco da oficina, transformar uma espécie de patinho feio em uma bela máquina usando habilidade manual e muita tecnologia. E aqui está o resultado. Uma BMW F650 scrambler totalmente nova com muitas peças fabricadas em tecnologia de impressão 3D. O projeto acabou fazendo um estrondoso sucesso e figurou em blogs e sites especializados no exterior.

Veja a matéria completa sobre a BMW F 650 Scrambler

Site: http://www.frateschigarage.com/

Facebook: https://www.facebook.com/FrateschiGarage

Instagram: https://www.instagram.com/frateschigarage/


Categoria Customizada Flat Tracker

Suzuki DR800 Flat Tracker por Frateschi Garage

Quem acompanha Motocultura desde o início, com certeza já viu alguns trabalhos da Frateschi Garage. Não só viu como acompanhou sua indiscutível evolução ao longo dos anos de muito trabalho e dedicação. Renato Frateschi não só evoluiu em conhecimento e técnica, mas também em sensibilidade em relação ao design. Este projeto sobre a base de uma Suzuki DR 800 sintetiza tudo isto. O resultado é uma Flat Tracker inspirada nos anos 80 e que apresenta um alto nível de soluções de concepção e produção digitais como usinagem CNC e impressão 3D entre outras coisas. O projeto marca um passo além com o comprometimento em evoluir. A moto conta com um exclusivo sistema de injeção eletrônica que pode ser acessada e ajustada via aplicativo pelo smartphone.

Site: http://www.frateschigarage.com/

Facebook: https://www.facebook.com/FrateschiGarage

Instagram: https://www.instagram.com/frateschigarage/


Categoria Customizada Small Cafe Racer

Honda CBX250 Cafe Racer por Pavani Motorcycles

Pavani Motorcycles é o nome da oficina do exército de um homem só. Fabio Pavani trabalha meticulosamente em seu ritmo e local, fazendo um trabalho praticamente artesanal. Uma das provas de sua dedicação e capricho é essa modificação em um Honda CBX 250.
Uma pequena e imponente Honda chamada HACHI e dedicada à cultura japonesa. Simples, discreta, quase futurista e com muita atenção aos detalhes. Destaque para as coberturas da suspensão dianteira. O trabalho é também um exemplo perfeito de como é possível transformar completamente uma motocicleta mas ainda assim preservar a identidade da motocicleta base. Um trabalho que é um desafio muito mais difícil do que parece.

Facebook: https://www.facebook.com/pavanimotorcycles

Instagram: https://www.instagram.com/pavanimotorcycles/


Categoria Customizada Cafe Racer

Ducati 916 Cafe Racer por SR Corse

Imagine a enorme responsabilidade de modificar uma motocicleta considerada uma das mais belas já construídas. Sebastián Rochón da SR CORSE aceitou o desafio. Uma icônica Ducati 916 convertida em uma incrível cafe racer.
Muitas coisas ganharam uma modernização e atualização adequadas. A suspensão dianteira é da Ducati 848. O amortecedor de direção é da Ducati 999. Os coletores de ar para resfriamento dos discos de freio foram projetados e impressos em 3D. O sub chassis, a estrutura da carenagem e o suporte do painel foram construídos em alumínio especialmente para a moto. O mesmo tratamento, em alumínio, foi dado aos interruptores e botões elétricos especialmente projetados pra ela.
Uma curiosidade é que praticamente toda a parte elétrica, inclusive a bateria, acabou indo parar na frente da moto, escondida na nova carenagem frontal.
Um trabalho de extremo bom gosto e com o devido carinho e no trato de uma moto icônica. Sebastián pede desculpas a Massimo Tamburini por interferir em uma de suas criações. Mas apostamos que ele aprovaria com louvor.

Facebook: https://www.facebook.com/S-R-Corse/

Instagram: https://www.instagram.com/s_r_corse/


E assim encerra-se o ano de 2020. Com máquinas incríveis que demonstram o quanto o trabalho e talento dos profissionais brasileiros hoje não deve nada para ninguém. E continuamos com nossa missão de mostrar o excelente trabalho de todos vocês que trabalham com customização. Parabéns aos profissionais que nos dão combustível para continuarmos fazendo nosso trabalho. Nos vemos na edição 2021 do Concurso!

E não se esqueça! Para conferir as segundas e terceiras colocadas de todas as categorias, é só conferir o vídeo completinho da premiação.

COMPARTILHE