MOTO DO ANO MOTOCULTURA

 

O que é

O Motocultura convida você e sua motocicleta customizada a participarem do primeiro concurso de customização do estado de São Paulo. Para participar é muito simples, basta inscrever sua motocicleta pelo formulário online de inscrição e ficar na torcida para que sua moto seja uma das eleitas.

Como funciona?

Preencha o formulário de inscrição com seu nome, dados de contato e as fotos da sua moto. Importante: coloque um e-mail e um telefone que você utiliza de fato para que possamos entrar em contato caso você seja selecionado. Lembre-se: quanto mais fotos da moto (ou mesmo vídeo) e de todos os seus detalhes, mais fácil será para os jurados avaliarem sua belezinha.

Serão 6 fases para escolhermos 5 motos e, na final, entre estas 5, a grande vencedora do ano.

A cada fase, 5 motos serão escolhidas pelos jurados dentre todas as inscritas. As 5 escolhidas participam de um evento presencial na cidade de São Paulo. No evento, as 5 serão votadas pelo público presente. A mais votada pelo público a cada evento vai automaticamente para a final.
Resumindo, a cada mês, entre todas as inscrições daquele período, 5 motocicletas são escolhidas e, das 5, a mais votada pelo público vai para a grande final onde as 5 vencedoras de cada mês serão votadas pelo público e pelos jurados para eleger a moto customizada do ano.

Os estilos de customização

Para fins de organização, os estilos de customização permitidos serão: cafe racers, brats, trackers e scramblers. Se uma moto que foge dos estilos for inscrita, será automaticamente desclassificada.

A escolha pelos jurados

Toda as motos inscritas serão avaliadas por jurados escolhidos por Motocultura. As motocicletas receberão uma nota de 0 a 10 em cinco critérios por cada um dos jurados e as cinco com maior pontuação serão as selecionadas para disputarem entre si em cada fase.
Os critérios de avaliação são: harmonia do conjunto, originalidade, acabamento, criatividade e soluções técnicas.

Conheça os jurados

Janara Lopes

É fundadora da IdeaFixa, empresa especializada em criação de conteúdo e experiências multiplataforma. Atua há 10 anos no mercado como curadora de artes e artistas visuais.

Rodrigo David

Flamenguista, designer, carioca e apaixonado por São Paulo. Começou a trabalhar com internet em 1996 e coordenou equipes de criação para Siemens, iBest, BrasilTelecom, Oi e iG. Em 2005 fundou o site Camiseteria.com e atualmente é diretor de design e ux do Enjoei.com.

Ralf Gunther Schumacher

Designer de Produto pela Universidade Federal do Paraná, estudou design automotivo na Austrália com foco em motocicletas e customização. Isso permitiu não só um extenso contato com profissionais da área da customização, mas também com designers conceituados em empresas como a KTM e BMW.

Wel Calandria

Fotógrafo profissional desde 1987. Trabalha com editorial, publicidade e fotos autorais e tem seu trabalho publicado em mais de 20 países. É fundador do grupo Classic Riders Brasil.

Thiago Matiussi

Embaixador do Distinguished Gentleman’s Ride São Paulo, trouxe o evento para o Brasil pela primeira vez e é o grande divulgador da causa por aqui. É entusiasta de customização e de motos 2 tempos.

Reginaldo Tenório

Formado em Propaganda e Marketing, com uma grande paixão pelo design de motos, carros e qualquer coisa que tenha rodas, é administrador do Cafe Racer Brasil a maior comunidade de Facebook do gênero no Brasil e também escreve no blog Garagem Cafe Racer, o site referência em motos customizadas.

Rosa Freitag

Fundadora dos grupos Triumph Classic Lady Riders Brasil, MTA e BMW GS Girls, apaixonada por offroad, scramblers, Vespas e motos trail 2t. Sempre presente no DGR e pioneira na “Categoria Baton” do PNT. Tem 2 motos customizadas: BMW F650GS twin/scrambler e Yamaha XT225/Bronco. Adora pesquisar e escrever sobre motociclismo.

Edney Eboli dos Santos

Desenhista industrial, professor em cursos de bacharelado em design e designer de produto da Volkswagen do Brasil na área de Color&Trim.
Atua na área de Design automobilístico desde 1992, com experiência nas áreas de conceituação do produto, modelos e protótipos, desenvolvimento e viabilidade técnica do produto, gerenciamento de projetos com foco em Gestão do Design.

Regras

1 – As motocicletas permitidas são os estilos: cafe racer, brat, tracker e scrambler
2 – A moto deve ser inscrita pelo seu proprietário pessoa física. Qualquer moto construída por qualquer oficina pode se inscrever mas a inscrição deve ser feita por seu proprietário pessoa física.
3 – Oficinas de customização e/ou pessoa jurídica não podem participar
4 – Os promotores do evento e profissionais do Motocultura são proibidos de inscrever sua moto ou julgar qualquer motocicleta inscrita.
5 – O concurso é direcionado ao cenário de customização do estado de São Paulo mas qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil pode participar. Mas fique atento pois os selecionados devem obrigatoriamente estarem presentes em um ou (se for para a final) dois eventos ao longo do ano com sua moto e terão de arcar com os custos de transporte da moto e estadia.
6 – Você pode inscrever sua moto em mais de uma fase do concurso. Se ela não alcançou uma boa nota em uma das fases, não quer dizer que em outra fase ela não possa ter uma pontuação maior que as outras concorrentes.

Datas

13 de junho de 2017 – festa de lançamento oficial da competição com votação popular para a grande vencedora da primeira fase.
12 de julho de 2017 – evento com a revelação das colocadas na segunda fase e votação popular para escolher a segunda finalista.
8 de agosto de 2017 – evento com a revelação das colocadas na terceira fase e votação popular para escolher a terceira finalista.
12 de setembro de 2017 – evento com a revelação das colocadas na quarta fase e votação popular para escolher a quarta finalista.
10 de outubro de 2017 – evento com a revelação das colocadas na quinta e última fase e votação para escolher a última finalista.
14 de novembro de 2017 – a grande final para escolher a vencedora e moto do ano!

Premiação

A grande vencedora de cada fase será matéria do site Motocultura, incluindo entrevista com o proprietário, ensaio fotográfico e vídeo da moto. Além disso, por tabela,  será naturalmente divulgada na mídia, grupos de customização e afins. E, claro, a grande vencedora no final do ano levará o título de moto customizada do ano!

Que tal participar? Qualquer dúvida, escrever pra gente no contato@motocultura.com.br.

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Clique na imagem abaixo para inscrever sua moto!