Prêmio de customização Harrison Collection Award

A Harrison Collection, baseada no Reino Unido e uma das principais coleções de motos italianas e personalizadas do mundo, em parceria com o site Bike Exif, lançou um prêmio em busca de novos talentos no mundo da customização. O desafio é fazer com que dois customizadores emergentes, de qualquer lugar do mundo, construam uma motocicleta de altíssimo padrão sobre uma plataforma da Ducati.

more “Prêmio de customização Harrison Collection Award”

Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50

Se você é entusiasta das duas rodas e mora em São Paulo ou arredores, fique sabendo que há um programão para todo o último domingo do mês. Nestes domingos, o grupo Clássicas 70 organiza, já há muito tempo, um encontro tradicional de motocicletas clássicas no estacionamento do Estádio do Pacaembu na cidade de São Paulo. Mas como nem só de clássicas vive o homem, o encontro tem sempre muita coisa bacana no que diz respeito ao universo das motocas. Sempre aparecem surpresas interessantes. E foi numa das edições que encontramos duas pequenas jóias: uma Caloi XR 50 1987, sonho de infância de muita gente, totalmente restaurada nos mínimos detalhes e uma incrível Mobylette AV7 1977 transformada em uma pequena cafe racer de gente grande. Confira a conversa com os proprietários e os detalhes das duas lindas motinhos no vídeo! more “Pequenas notáveis: Mobylette AV7 1977 cafe racer e Caloi XR 50”

Royal Enfield Classic 500 Pegasus

A Segunda Grande Guerra levou muitos fabricantes, de diferentes bens de consumo, a concentrarem sua produção exclusivamente nos esforços de guerra na tentativa de livrar, principalmente o teatro Europeu, do jugo nazista. Com as motocicletas Royal Enfield não foi diferente. A fábrica recebeu, no início de 1942, requerimento do departamento de guerra britânico a missão de produzir 20 motocicletas leves e robustas, para fins de testes, que pudessem ser entregues de paraquedas na zona de conflito. Deveriam ser leves e robustas justamente para que não sofressem danos no impacto com o solo. Conheça a história e como ela inspirou um modelo exclusivo e limitado da Royal Enfield Classic 500. more “Royal Enfield Classic 500 Pegasus”

Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu

A maioria das pessoas que aglomeram-se e acotovelam-se nas grandes cidades, em uma rotina diária muitas vezes extenuante, nutrem um sentimento comum: o desejo de, algum dia, saírem definitivamente da rotina massacrante de um emprego dito normal e lançarem-se na aventura de cultivar uma paixão que talvez possa se transformar em um meio de vida.  Flavio Vianna, publicitário paulistano, já trilhou boa parte do caminho e sonha com um futuro que vislumbrou em uma visita ao Japão, resultado de um rompante de ousadia e, provavelmente, lucidez.

Conheça a história de alguém que reuniu coragem para passar por uma experiência de vida que poucos teriam sequer a iniciativa de pensar a respeito. Flavio, com pouco planejamento e muita vontade, ofereceu-se para trabalhar como aprendiz de um dos mais respeitados customizadores da atualidade, passou um mês no Japão, voltou para sua cidade e construiu com dedicação e muita criatividade, nos mínimos detalhes, uma motocicleta que foge do lugar comum, assim como aprendeu com seu mestre em sua estadia na terra do sol nascente. more “Kawasaki Ninja 250 cafe racer de Flavio Vianna – Aprendendo com o customizador Kaichiroh Kurosu”

O Encontro Nacional de Motos 2 Tempos

Em 2013, o gaúcho Edinho Kroth, entusiasta das motocicletas 2 tempos, decidiu que iria realizar um encontro dedicado as máquinas que fizeram história, deixaram saudades (a produção foi descontinuada) e também uma legião de fãs dedicados às motocicletas carinhosamente chamadas de “fumacentas”. Cinco anos depois, Edinho é o maestro de um encontro que cresceu, prosperou, é referência e atrai gente do país inteiro para a cidade de Brusque em Santa Catarina. O evento acaba sendo uma verdadeira história viva das motos 2 tempos dada a diversidade de motos e gente de todas as idades.

more “O Encontro Nacional de Motos 2 Tempos”

Honda CG 125 Deluxe Cafe Racer

Quem acha que trabalho de conclusão de curso é algo penoso e maçante não sabe muito o bem o que esta falando. O estudante de design Fernando Casado construiu uma moto como parte de seu TCC, uma incrível Honda CG125 cafe racer totalmente reversível ao seu estado original. more “Honda CG 125 Deluxe Cafe Racer”

Barbara Custom Motorcycles – O Futuro do Design de Motocicletas

Nem só de olhar para o passado vive a customização de motocicletas. Atualmente, e provavelmente desde sempre, a maior tendência na customização é buscar referências retrô e remeter as motocicletas de épocas passadas. A customização contemporânea está por aí em upgrades visuais e de performance com o que temos disponível hoje no mercado. Mas, o que ainda é raríssimo, é olhar para o futuro. more “Barbara Custom Motorcycles – O Futuro do Design de Motocicletas”

Ducati Scrambler dos sonhos: os desenhos vencedores

Em paralelo ao Concurso Moto Customizada do Ano Motocultura, em 2017, com o grande apoio da Ducati, e por sugestão da própria, lançamos um concurso de grafismo para a Ducati Scrambler. Foram três meses nos quais qualquer pessoa poderia enviar uma sugestão de grafismo para a reedição moderna da clássica e histórica Ducati. Apesar das tímidas inscrições, todos os trabalhos que recebemos tinham um nível bem legal de detalhe e capricho.  more “Ducati Scrambler dos sonhos: os desenhos vencedores”

Moto customizada do ano Motocultura

Em novembro de 2016 iniciou-se uma série de conversas sobre o futuro do site Motocultura. Destas conversas, acabou nascendo a segunda versão do que é hoje o trabalho atual de Motocultura, não só em termos de identidade visual e gráfica mas também no que dizia respeito à linha editorial. Entre muitas ideias, uma em particular continuava latente na cabeça de Duc Desmo, o idealizador e fundador do Motocultura: o desejo de realizar um concurso de motos customizadas. Com pouquíssimos braços, poucos recursos e uma série de limitações típicas de um veículo de comunicação de nicho ainda em fase inicial, percebemos que se ficássemos esperando as condições ideais, grana e tantas outras coisas, o projeto jamais sairia do papel. O mais importante era dar o primeiro passo, fosse do jeito que fosse. E assim fizemos.

more “Moto customizada do ano Motocultura”

Moto Customizada do Ano Motocultura – Quinta Finalista: Ducati Monster 900

Foi escolhida a última motocicleta que vai concorrer ao título de Moto Customizada do Ano no concurso promovido por Motocultura com o apoio da Ducati Campinas. Ao longo do ano foram cinco etapas para escolher cinco motocicletas. Está na hora de conferir a última grande classificada que arrancou suspiros por onde passou. more “Moto Customizada do Ano Motocultura – Quinta Finalista: Ducati Monster 900”

Suzuki Intruder 125 Scrambler

Eduardo Alves, designer gráfico de profissão, teve seu primeiro contato com oficina através de seu tio. Acompanhando todo o movimento de customização mundo afora, quis idealizar um projeto de customização no qual ele mesmo pudesse fazer tudo com as próprias mãos. Para isso, pegou sua Intruder 125 e, trabalhando aos finais de semana, fez a moto como queria, sempre buscando inspiração no off-road e no mundo do motocross.  more “Suzuki Intruder 125 Scrambler”

Moto Customizada do Ano Motocultura – Quarta Finalista: Kawasaki Ninja 250

No dia 14 de setembro aconteceu a quarta e penúltima etapa do Concurso Moto Customizada do Ano Motocultura. A iniciativa de movimentar a cena da customização na cidade de São Paulo e fugir dos clichês já escolheu 4 motocicletas para disputarem em novembro o título de Moto Customizada do Ano. Foram cinco motos escolhidas pelos jurados que foram à votação popular pelo Instagram.

more “Moto Customizada do Ano Motocultura – Quarta Finalista: Kawasaki Ninja 250”

Honda CB450DX Cafe Racer

Juliano Tokuda cresceu vendo seu pai manter com as próprias mãos um caminhão que era um dos sustentos da família. Ajudava e aprendia com seu pai. Ficou fascinado pelos carros da franquia Velozes e Furiosos e, depois de mexer com carros e por influência de um amigo, decidiu que iria construir uma moto cafe racer também com as próprias mãos. O resultado, sobre uma clássica Honda CB450DX, ficou incrível. Confira a entrevista com o construtor! more “Honda CB450DX Cafe Racer”

Thiago Matiussi: o responsável pelo Distinguished Gentleman’s Ride da maior cidade do Brasil

Thiago Matiussi é aquele cara querido por todo mundo. Onde chega, faz amigos. E também como chega: em cima de uma Yamaha RX “oitentinha” convertida para cafe racer que mais parece uma moto de brinquedo na qual ele mal cabe em cima. Todo mundo olha e todo mundo quer subir na motoca. As crianças, nem se fala. Acham que a moto é pra elas. Além do sorriso largo e de estar sempre de bem com a vida, Thiago trouxe para a maior cidade brasileira o passeio de moto com fins beneficentes que hoje está presente em mais de  505 cidades em 90 países. Em uma entrevista super bacana, Thiago Matiussi conta como tudo aconteceu, quais foram os perrengues, as coisas legais que a empreitada lhe trouxe, as curiosidades e tantas outras histórias. Boa leitura.

more “Thiago Matiussi: o responsável pelo Distinguished Gentleman’s Ride da maior cidade do Brasil”