Edinei Cantieri, o mecânico das Yamaha RD 350 / Edinei Cantieri, the Yamaha RD 350 mechanic

Paixão é algo inexplicável. Só quem tem sabe o que é. E o que sobra em Edinei Cantieri é paixão pelas lendárias Yamaha RD 350. Fomos atrás da história do homem que é um dos grandes responsáveis no Brasil por manter acesa a chama da motocicleta que mexeu com a cabeça o coração de tanta gente. O mecânico dedicado única e exclusivamente a consertar, preparar e restaurar apenas uma moto em particular, a RD 350.

Passion is something inexplicable. Only those who feel it know what it means. And a lot of passion is what Edinei Cantieri have for the legendary Yamaha RD 350. We went after the story of the man who is one of the main characters in Brazil on charge for keep burning the flame of the motorcycle that touch the hearts and minds of so many people for so long. He is the mechanic that spend his time and sweat solely and exclusively to repair, prepare and restore one particular motorcycle: the RD 350. Leia mais “Edinei Cantieri, o mecânico das Yamaha RD 350 / Edinei Cantieri, the Yamaha RD 350 mechanic”

Suzuki Intruder 125 cafe racer – projetos para se inspirar

Chegando tardiamente em terras brasileiras em 2002, a Suzukinha 125, disponível desde os anos 80 no Japão, desembarcou tímida e recebendo alguns olhares de estranheza por aqui. Isso por que seu projeto já era bastante antiquado frente as motocicletas de mesma cilindrada de outras fabricantes. Mas mesmo assim ela tinha bons argumentos e precedentes em sua defesa. Um deles era ser a irmã menor da Intruder 250 que havia feito um relativo sucesso antes dela nos anos 90. Leia mais “Suzuki Intruder 125 cafe racer – projetos para se inspirar”

Top 10 Custom Brazilian Bikes of 2019 / Top 10 Motos Brasileiras Customizadas de 2019

2019 is coming to its end and for the first time the Motocultura’s editorial team points what we consider the best and most stunning works from the brazilian custom bike scene. From already experienced professionals to the work of entusiasts making his way to the professional market. There is not exactly a ranking. The ten bikes are all together in the top of the podium for its excellence in the finished result. So lets check the beautifull and most well crafted machines from this year! 

2019 está chegando ao fim e, pela primeira vez, os editores de Motocultura elegem o que consideram os melhores trabalhos do ano da cena de customização brasileira. De profissionais já estabelecidos até o trabalho de entusiastas que estão no caminho para tornarem-se profissionais. Não existe exatamente uma classificação. As dez motos estão todas juntas no topo do pódio por sua excelência no resultado final. Então, vamos dar uma olhada nas mais lindas e bem construídas máquinas deste ano! Leia mais “Top 10 Custom Brazilian Bikes of 2019 / Top 10 Motos Brasileiras Customizadas de 2019”

Royal Enfield Continental GT e Interceptor 650 Customizadas

Em novembro de 2019 a Royal Enfield apresentou formalmente ao mercado brasileiro, na ocasião do Salão das Duas Rodas, sua mais recente aposta na estratégia de ganhar o mercado de motos de média cilindrada mundo afora. Um motor bicilíndrico inédito e especialmente concebido para tal ,de 648cc refrigerado a ar e óleo, é o coração das Continental GT e das Interceptor 650. A premissa continua a mesma dos modelos já em voga: simplicidade e estilo old school remetendo às clássicas dos anos 50 e 60 e um mesmo quadro e motor dando a luz a duas motocicletas praticamente iguais com algumas pequenas diferenças primordialmente estéticas. Leia mais “Royal Enfield Continental GT e Interceptor 650 Customizadas”

Moto Customizada do Ano Motocultura 2019

Motocultura tem como um de seus pilares, desde o início, promover e divulgar o trabalho de profissionais da customização no país. Mas, além disso, a ideia é dar espaço e visibilidade principalmente para novas gerações e novos talentos do meio. Uma das iniciativas neste sentido é o Concurso de Customização Motocultura que, em 2019, teve sua terceira edição realizada. De 40 inscrições, 10 motocicletas foram para a final de onde saiu a grande vencedora.

Leia mais “Moto Customizada do Ano Motocultura 2019”

As Ducati Scrambler e X Diavel criadas pelos leitores de Motocultura vencedoras do concurso de grafismo Ducati dos Sonhos

Motocultura promoveu em 2019, pela segunda vez, um concurso chamando os talentos do design e seus leitores a desenvolverem um grafismo exclusivo para os modelos Scrambler e XDiavel da italiana Ducati. Entre todos os projetos recebidos, dois foram escolhidos a dedo pelas concessionárias Ducati Mooca e Ducati Campinas para se transformarem em motocicletas de verdade em uma versão exclusivíssima (apenas uma moto) para ser vendida apenas no Brasil. Leia mais “As Ducati Scrambler e X Diavel criadas pelos leitores de Motocultura vencedoras do concurso de grafismo Ducati dos Sonhos”

Ducati XDiavel Reale por Luan Moura

Já quase tradição de Motocultura, todo ano realizamos junto às concessionárias da Ducati um concurso de grafismo com as desejadas máquinas italianas. A intenção é estimular  e revelar novos talentos no meio das duas rodas. Em 2019, um dos projetos enviados deixou todo mundo de queixo caído: uma XDiavel incrível desenhada e proposta por Luan Moura. Projeto que une Brasil, Itália, história e a realeza dos tempos do império em uma motocicleta luxuosa coberta de preto piano, dourado e couro em um visual invocadíssimo e classudo de tirar o fôlego. Leia mais “Ducati XDiavel Reale por Luan Moura”

Honda CB 400 1983 Modern Cafe Racer

A Honda CB 400 e suas variantes é, de longe, uma das motos base prediletas da maioria dos entusiastas dispostos a encarar seu primeiro projeto de customização. Por conta disso e do relativamente recente interesse, a velha guerreira da fabricante japonesa, que já foi sonho de consumo de muita gente nos anos 80 e início dos 90, acabou tendo seu valor um pouco  inflacionado. Mas sua fama de mecânica robusta e pau pra toda obra (apesar de suas manhas e probleminhas) se encarrega de, mesmo com um valor um pouco inchado,  manter a procura pelas CBzonas que ainda rodam por aí. E foi justamente um modelo 1983 (CB 400 II) a escolha de Eduardo Kim para um projeto em constante mutação cujo principal objetivo é trazer a moto, sem grandes alterações estruturais, para os novos tempos da revolução digital.

Leia mais “Honda CB 400 1983 Modern Cafe Racer”

Honda CB 1300 Flat Track Corona Custom

A naked gigante da Honda sempre foi um sucesso tremendo em terras orientais. A receita era simples: um motorzão quatro cilindros com torque e potência na medida em uma roupagem remetendo às clássicas super motos dos anos 70 em uma releitura levemente mais moderna e com muito mais tecnologia. Em produção desde 1998 no Japão, a Super Four ganhou o mercado europeu em 2003 e, em 2007, finalmente veio parar por terras brasileiras. Por aqui ficou disponível apenas em 2007 e 2008 provavelmente por conta de não agradar muito ao gosto do público brasileiro muito mais inclinado ou as super esportivas ou as nakeds mais modernosas. E foi justamente essa raridade (é bem difícil ver uma delas rodando por aqui, mesmo nas grandes cidades) a escolha da paulistana Corona Custom para seu trabalho de estreia como oficina de customização. Leia mais “Honda CB 1300 Flat Track Corona Custom”

Motocultura no HOT RODS BRASIL Oitava Edição

O HOT RODS BRASIL é o maior evento nacional de veículos hot rods, rat rods, custom cars, low riders, motos customizadas, produtos, acessórios e serviços relacionados a chamada kultura kustom. Em sua oitava edição, em São Bernardo do Campo, o evento vem com tudo mais uma vez. E a grande novidade é que, neste ano (2019), Motocultura será parceira do evento e responsável pela curadoria de tudo que diz respeito ao universo das duas rodas. Leia mais “Motocultura no HOT RODS BRASIL Oitava Edição”

Motorama: Entrevista e a história do canal

Como a maioria dos nossos leitores já sabem, Motocultura tem como um de seus pilares falar sobre as pessoas que fazem da motocicleta um estilo de vida e, também, contar suas boas histórias e trajetórias. E ninguém melhor que a dupla dinâmica Guigo Pinheiro e Hugo Renault, do divertido e informativo canal Motorama, pra contarem uma história super bacana de como dois amigos do tempo de faculdade, que já tiveram até banda de metal juntos, acabaram ficando super conhecidos no meio do motociclismo no Brasil e deram um chega pra lá no conteúdo sisudo e monótono dos grandes veículos de comunicação do nicho. Pra não comprovar a tradição de cair parado, se estiver em cima de uma big trail, desça com cuidado e boa leitura! Leia mais “Motorama: Entrevista e a história do canal”

Pesquisa: o cenário da customização de motocicletas no Brasil

A atividade de customização e modificação de veículos no Brasil é um assunto extenso e que gera um debate acalorado entre a comunidade de entusiastas, profissionais e autoridades. Em muitos países o processo de modificar um veículo e legalizá-lo frente a lei vigente é muito mais rápido e barato do que aqui por conta de leis mais flexíveis. No Brasil ainda temos muitos entraves e dificuldades por conta de um código de trânsito um tanto burocrático quando o assunto são modificações. Leia mais “Pesquisa: o cenário da customização de motocicletas no Brasil”

Roupas, acessórios e serviços para motociclistas

Quando o assunto é encontrar alguma coisa bacana e realmente diferente no mundo das duas rodas, referente a moda e acessórios, as coisas ficam bem difíceis. Querendo ou não, gostando ou não, o motociclismo, assim como tudo nessa vida, sofre com a mesmice e o lugar comum. Basta procurar por camiseta de motociclista no Google (ou algum termo parecido) e se deparar com uma tela inundada por um mar de mais do mesmo. Leia mais “Roupas, acessórios e serviços para motociclistas”

Workshops gratuitos de customização promovidos por Motocultura

Em 2018 Motocultura iniciou um movimento de democratizar e difundir informação e conhecimento sobre o trabalho de customização de motocicletas na forma de pequenos workshops e palestras totalmente gratuitos. O resultado foi super bacana e muita gente saiu dos encontros agradecendo pela oportunidade. Em 2019, voltamos com a mesma fórmula. Sempre trazendo boas histórias e nomes da cena de customização (ou profissionais especialistas em algum tema ligado à customização) para dividirem seu conhecimento, darem dicas e conversarem com outros profissionais.   Leia mais “Workshops gratuitos de customização promovidos por Motocultura”