Coronavírus, motociclistas e motociclismo – dicas e cuidados

O país começa a se mobilizar efetivamente frente a pandemia Covid-19 que já castiga de forma cruel países do oriente e da Europa. Governos, empresas e instituições tentam minimizar ao máximo as consequências e, pensando nisso, conversamos com alguns médicos para saber como podemos fazer nossa parte, principalmente em relação à nossa paixão: andar de moto.

Leia mais “Coronavírus, motociclistas e motociclismo – dicas e cuidados”

O cenário da customização de motocicletas no Brasil

Em julho de 2019 Motocultura disponibilizou um questionário online dirigido aos profissionais de customização e convidou todos a participarem. A intenção era gerar informação suficiente e relevante para traçar um retrato, mesmo que por amostragem, da profissão de customização no Brasil. Seis meses depois, analisamos as respostas e elaboramos um perfil dos profissionais e da profissão. Além disso, diante dos dados, levantamos questões pertinentes e propomos medidas que podem fortalecer a profissão daqui para frente.

Leia mais “O cenário da customização de motocicletas no Brasil”

Segway Apex: a nova motocicleta elétrica da chinesa Xiaomi / Segway Apex: the new electric motorcycle from Chinese Xiaomi

Em 2001, quando praticamente ninguém falava sobre transporte individual movido a eletricidade, o engenheiro Dean Kamen deu a luz à Segway e seu primeiro e icônico produto de mesmo nome, o Segway, uma espécie de patinete com duas rodas paralelas que valia-se da tecnologia de auto balance por conta da evolução e barateamento dos giroscópios (responsável pelo equilíbrio do aparelho). O tempo passou e o Segway acabou virando sinônimo de transporte de guarda de shopping center. O timing adiantado acabou não levando ao consumo em massa por usuários finais e o hype acabou desaparecendo. Em 2015 a Ninebot, empresa chinesa de equipamentos inteligentes de transporte a curta distância, com investimento de capital da gigante chinesa Xiaomi, notória pelos smartphones high end de baixo custo, comprou a Segway (curiosamente depois de ser acusada de violação de patente pela Segway). Em dezembro de 2019, a Ninebot anunciou sua primeira motocicleta esportiva elétrica, a Apex. Leia mais “Segway Apex: a nova motocicleta elétrica da chinesa Xiaomi / Segway Apex: the new electric motorcycle from Chinese Xiaomi”

Capacetes personalizados Sthephanie Corvett / Custom Bike Helmets by Sthephanie Corvett

O mundo do motociclismo tem, ainda bem, se adaptado cada vez mais a novos tempos. Apesar da mudança mais lenta do que gostaríamos, uma das provas concretas do movimento é a quantidade de mulheres pilotando e aumentando vertiginosamente um mercado que até há pouco tempo não falava com elas. E como não poderia deixar de ser, as mulheres também estão se dedicando a tudo que envolve o que vai além das motocicletas. A atividade de customização e personalização de acessórios, e até mesmo motos, já conta com o talento de muitas brasileiras. E uma destas artistas, no caso brasileira legítima no que diz respeito a ascendência, é Stephanie Pelais.

The world of motorcycling has, thankfully, adapted more and more to the new times. Despite the slower change than we would like, one of the concrete proofs of the movement is the number of women riding and rapidly increasing a market that until recently did not speak to them. And, of course, women are also dedicating themselves to everything that goes beyond motorcycles. The activity of customization and personalization of accessories, and even motorcycles, already has the talent of many Brazilians. And one of these artists, in this case a legitimate Brazilian with regard to ancestry, is Stephanie Pelais.

Leia mais “Capacetes personalizados Sthephanie Corvett / Custom Bike Helmets by Sthephanie Corvett”

Capacete Customizado Motocultura Pamela Reis Papeel

Customização já há muito tempo é algo que não fica só nas motocicletas. E uma das coisas mais procuradas pelos entusiastas das duas rodas é justamente os capacetes personalizados. Depois da moto, o capacete é o objeto que mais carrega a personalidade do dono. E foi com essa intenção que Motocultura foi em busca de uma artista com o qual se identificasse para fazer um capacete que tivesse muito da personalidade de Victor Marinho (fundador do Motocultura) e dedicado exclusivamente a sua Ducati Scrambler customizada pela SR-Corse. Leia mais “Capacete Customizado Motocultura Pamela Reis Papeel”

Edinei Cantieri, o mecânico das Yamaha RD 350 / Edinei Cantieri, the Yamaha RD 350 mechanic

Paixão é algo inexplicável. Só quem tem sabe o que é. E o que sobra em Edinei Cantieri é paixão pelas lendárias Yamaha RD 350. Fomos atrás da história do homem que é um dos grandes responsáveis no Brasil por manter acesa a chama da motocicleta que mexeu com a cabeça o coração de tanta gente. O mecânico dedicado única e exclusivamente a consertar, preparar e restaurar apenas uma moto em particular, a RD 350.

Passion is something inexplicable. Only those who feel it know what it means. And a lot of passion is what Edinei Cantieri have for the legendary Yamaha RD 350. We went after the story of the man who is one of the main characters in Brazil on charge for keep burning the flame of the motorcycle that touch the hearts and minds of so many people for so long. He is the mechanic that spend his time and sweat solely and exclusively to repair, prepare and restore one particular motorcycle: the RD 350. Leia mais “Edinei Cantieri, o mecânico das Yamaha RD 350 / Edinei Cantieri, the Yamaha RD 350 mechanic”

Suzuki Intruder 125 cafe racer – projetos para se inspirar

Chegando tardiamente em terras brasileiras em 2002, a Suzukinha 125, disponível desde os anos 80 no Japão, desembarcou tímida e recebendo alguns olhares de estranheza por aqui. Isso por que seu projeto já era bastante antiquado frente as motocicletas de mesma cilindrada de outras fabricantes. Mas mesmo assim ela tinha bons argumentos e precedentes em sua defesa. Um deles era ser a irmã menor da Intruder 250 que havia feito um relativo sucesso antes dela nos anos 90. Leia mais “Suzuki Intruder 125 cafe racer – projetos para se inspirar”

Top 10 Custom Brazilian Bikes of 2019 / Top 10 Motos Brasileiras Customizadas de 2019

2019 is coming to its end and for the first time the Motocultura’s editorial team points what we consider the best and most stunning works from the brazilian custom bike scene. From already experienced professionals to the work of entusiasts making his way to the professional market. There is not exactly a ranking. The ten bikes are all together in the top of the podium for its excellence in the finished result. So lets check the beautifull and most well crafted machines from this year! 

2019 está chegando ao fim e, pela primeira vez, os editores de Motocultura elegem o que consideram os melhores trabalhos do ano da cena de customização brasileira. De profissionais já estabelecidos até o trabalho de entusiastas que estão no caminho para tornarem-se profissionais. Não existe exatamente uma classificação. As dez motos estão todas juntas no topo do pódio por sua excelência no resultado final. Então, vamos dar uma olhada nas mais lindas e bem construídas máquinas deste ano! Leia mais “Top 10 Custom Brazilian Bikes of 2019 / Top 10 Motos Brasileiras Customizadas de 2019”

Royal Enfield Continental GT e Interceptor 650 Customizadas

Em novembro de 2019 a Royal Enfield apresentou formalmente ao mercado brasileiro, na ocasião do Salão das Duas Rodas, sua mais recente aposta na estratégia de ganhar o mercado de motos de média cilindrada mundo afora. Um motor bicilíndrico inédito e especialmente concebido para tal ,de 648cc refrigerado a ar e óleo, é o coração das Continental GT e das Interceptor 650. A premissa continua a mesma dos modelos já em voga: simplicidade e estilo old school remetendo às clássicas dos anos 50 e 60 e um mesmo quadro e motor dando a luz a duas motocicletas praticamente iguais com algumas pequenas diferenças primordialmente estéticas. Leia mais “Royal Enfield Continental GT e Interceptor 650 Customizadas”

Moto Customizada do Ano Motocultura 2019

Motocultura tem como um de seus pilares, desde o início, promover e divulgar o trabalho de profissionais da customização no país. Mas, além disso, a ideia é dar espaço e visibilidade principalmente para novas gerações e novos talentos do meio. Uma das iniciativas neste sentido é o Concurso de Customização Motocultura que, em 2019, teve sua terceira edição realizada. De 40 inscrições, 10 motocicletas foram para a final de onde saiu a grande vencedora.

Leia mais “Moto Customizada do Ano Motocultura 2019”

As Ducati Scrambler e X Diavel criadas pelos leitores de Motocultura vencedoras do concurso de grafismo Ducati dos Sonhos

Motocultura promoveu em 2019, pela segunda vez, um concurso chamando os talentos do design e seus leitores a desenvolverem um grafismo exclusivo para os modelos Scrambler e XDiavel da italiana Ducati. Entre todos os projetos recebidos, dois foram escolhidos a dedo pelas concessionárias Ducati Mooca e Ducati Campinas para se transformarem em motocicletas de verdade em uma versão exclusivíssima (apenas uma moto) para ser vendida apenas no Brasil. Leia mais “As Ducati Scrambler e X Diavel criadas pelos leitores de Motocultura vencedoras do concurso de grafismo Ducati dos Sonhos”

Ducati XDiavel Reale por Luan Moura

Já quase tradição de Motocultura, todo ano realizamos junto às concessionárias da Ducati um concurso de grafismo com as desejadas máquinas italianas. A intenção é estimular  e revelar novos talentos no meio das duas rodas. Em 2019, um dos projetos enviados deixou todo mundo de queixo caído: uma XDiavel incrível desenhada e proposta por Luan Moura. Projeto que une Brasil, Itália, história e a realeza dos tempos do império em uma motocicleta luxuosa coberta de preto piano, dourado e couro em um visual invocadíssimo e classudo de tirar o fôlego. Leia mais “Ducati XDiavel Reale por Luan Moura”

Honda CB 400 1983 Modern Cafe Racer

A Honda CB 400 e suas variantes é, de longe, uma das motos base prediletas da maioria dos entusiastas dispostos a encarar seu primeiro projeto de customização. Por conta disso e do relativamente recente interesse, a velha guerreira da fabricante japonesa, que já foi sonho de consumo de muita gente nos anos 80 e início dos 90, acabou tendo seu valor um pouco  inflacionado. Mas sua fama de mecânica robusta e pau pra toda obra (apesar de suas manhas e probleminhas) se encarrega de, mesmo com um valor um pouco inchado,  manter a procura pelas CBzonas que ainda rodam por aí. E foi justamente um modelo 1983 (CB 400 II) a escolha de Eduardo Kim para um projeto em constante mutação cujo principal objetivo é trazer a moto, sem grandes alterações estruturais, para os novos tempos da revolução digital.

Leia mais “Honda CB 400 1983 Modern Cafe Racer”