Em 1986, Tom Cruise encarnou um piloto de caça rebelde no sucesso Top Gun – Ases Indomáveis. Fazia o diabo voando em um F-14 para fazer parte da elite de pilotos da Marinha. Mas o que chamava a atenção dos amantes de duas rodas era o fato de, quando com os pés no chão, voava baixo na primeiríssima Ninja da Kawasaki, a GPZ900R. A motocicleta era um marco em termos de tecnologia e não é preciso dizer que o filme a transformou em um ícone cultural e objeto de desejo pelo mundo afora.
A GPZ900R entrou em produção em 1984, depois de 6 longos anos sendo desenvolvida em segredo pela Kawasaki. Em função de todas suas características e construção, pode-se dizer que ela foi a avó das modernas esportivas que conhecemos hoje. Foi a primeira motocicleta com 16 válvulas (4 por cilindro) refrigerada à água e estava anos à frente das concorrentes. O motor de 908 cilindradas entregava 115 cavalos empurrando a vovó a velocidades acima dos 240Km/h. Na verdade, foi a primeira motocicleta de fábrica a atingir a marca de andar acima de 240. O motor era montado bastante baixo e fazia parte da estrutura do quadro contribuindo para a performance da moto.
Também foi a primeira vez em que a fabricante adotou o nome Ninja, a princípio somente para o mercado americano, para gerar um certo apelo (os gringos são bastante suscetíveis a marketing barato). O sucesso foi tanto que o nome acabou sendo adotado para o mercado mundial.
No mesmo ano de lançamento, três GPZs participaram da famosa competição de Isle Of Man e duas delas faturaram primeiro e segundo lugares o que alavancou ainda mais a fama da motocicleta. Mas o que realmente tornou a moto uma das mais conhecidas e desejadas do mundo foi sua participação no filme Top Gun.
Os rumores dizem que a Paramount Pictures, estúdio responsável pela produção, tentou um acordo com a Kawasaki para conseguir duas motocas na faixa em troca de publicidade. Os japoneses não quiseram nem saber. Quer as motos? Compre! E a Paramount comprou, duas, cada uma pelo valor de 2.800 dólares.
O estúdio, talvez por vingança, descaracterizou as motos. Nada de siglas, marcas e nem “Ninja” aparecendo. Tiraram tudo e inverteram o esquema de cores. A moto original era preta e vermelha. O estúdio tratou de inverter as cores para o filme. Onde era preto ficou vermelho e vice-versa. Além disso, colocaram os indefectíveis adesivos em alusão a motivos de aviação militar no tanque. Os figurinistas até arranharam a moto em alguns pontos, com arame, para deixá-la com cara de “usada”.
Outro mito que durou muito o tempo era o fato de que a moto do filme era uma 750 pois é sabido que Tom Cruise não é assim um cara dotado de grande altura e seria osso para ele manobrar um moto muito grande e volumosa. Mas a moto era sim uma 900.
No filme Top Gun, a GPZ é o veículo do dia a dia do tenente Pete “Maverick” Mitchell (interpretado por Tom Cruise). Tirando uma cena ou outra de ação, como a cena em que a moto acompanha a decolagem de um caça, a moto aparece de fato muito mais nos perrengues em que o personagem principal tem com sua namoradinha (a belíssima Kelly McGillis) entre tapas e beijos.
A motocicleta ficou tão famosa que é figura fácil encontrar um monte de malucos mundo afora que constroem réplicas da moto do filme.
Apesar do filme ser um filme de ação bem previsível, com direito a romance água com açúcar ao som de Take My Breath Away do Berlin, bem americanóide e típico dos anos 80, foi um sucesso e com certeza fez muita gente querer virar piloto e/ou motociclista. Confesso que fui um dos fisgados. Tentei ser piloto mas fui demovido da ideia (hoje agradeço por não ter acontecido) mas acabei me tornando um motociclista, o que foi uma das melhores coisas que já me aconteceu. Só me falta uma jaqueta igual ao do Tom Cruise no filme.
Além disso, eu aposto que Take My Breath Away embalou muitos casaizinhos (nem que fosse com a vassoura) apaixonados pelos bailinhos de garagem nos anos 80 e não duvido que tenha levado a muitos casamentos! Agradeça ao Tom Cruise!
A GPZ900, em função de todo o burburinho e por seus próprios méritos, acabou se transformando em uma clássica moderna e, ainda hoje, roda por ai em versões lindas, ou restauradas ou completamente modernizadas ainda tirando o fôlego de muita gente (olha o Berlin aí de novo!)
Em 2014, em comemoração aos 30 anos da primeira Ninja, a Kawasaki lançou um edição limitada da ZX-14R utilizando os grafismos originais que lembram a original de 1984.
Para matar a saudade da época, da moto, do filme e tudo o mais, um compilado com todas as cenas onde a GPZ aparece. Ao som de Take Away My Breath, claro: