As motos de Ayrton Senna

O feriado do dia primeiro de maio, dia do trabalho, no Brasil também tem outro significado. Foi em primeiro de maio de 1994, em Ímola, na Itália,  que o país perdeu um de seus maiores atletas em um acidente polêmico e debatido até hoje e que tirou a vida do tricampeão brasileiro de Fórmula 1. Ayrton Senna era também um amante das duas rodas e separamos para você algumas das motos utilizadas pelo piloto e também motocicletas projetadas e construídas em sua homenagem.

As motos utilizadas por Ayrton

(Vale lembrar que talvez os scooters não fossem de propriedade de Ayrton Senna mas sim veículos de trabalho dentro dos autódromos pertencentes às equipes)

Pumita, ciclomotor 50cc da fabricante argentina Lujan Hnos S.A., surgida na cidade de Córdoba em 1946.

Vespa. Não podia faltar o modelo praticamente colecionado por Ayrton. Na temporada de 1985, a cada pole position conquistada, o piloto tinha direito a receber uma “motinho” de prêmio. Senna levou sete vezes esse prêmio para casa.

Honda Aero 50, o primeiro scooter moderno introduzido no mercado pela Honda em 1983. Em outros mercados tinha outros nomes como Vision, por exemplo. É fabricado até hoje.

CBR600 1987, a primeira CBR600 da Honda, inspiração para nossas CBR450SR. No mercado norte-americano foi chamada de Hurricane.

Honda NX150 1989. lançada em 89 para substituir a XL 125 S  e com uma grande novidade, partida elétrica. Senna foi um dos primeiros a adquirir o modelo.

Honda CB125S 1978, fabricada nos anos 70 e que nunca deu as caras por aqui.

Honda VT250 Spada 1989. O modelo durou apenas dois anos e era comercializada principalmente nos mercados asiático, australiano e europeu.

Ducati Monster M900, lançada em 1993. Era uma versão maior da M600.

Honda NX350 Sahara 1991. A sucessora da XLX 350R e posteriormente substituída pela NX4 Falcon.

Ducati 851 Desmo, lançada em 1987. Foi a moto sucessora mais moderna da 900SS de duas válvulas e refrigerada a ar. Era uma das paixões de Senna. O brasileiro estabeleceu uma boa relação com os italianos da marca que, no fundo também sonhavam em levá-lo para a Ferrari.

As motos construídas em sua homenagem

Ducati Senna 916, desenvolvida pela Ducati em parceira com o piloto a partir da 916. A moto só foi lançada um ano depois, após a morte de Senna.

Ducati 1199 Panigale S Senna. Tributo aos 20 anos do legado do piloto. Lançada em 2014. Apenas 161 unidades foram fabricadas (número de GPs de Senna) e parte da renda foi destinada para as ações educacionais do Instituto Ayrton Senna.

Vespa customizada pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com Alan Mosca, o artista responsável pelos capacetes do piloto, em homenagem a Ayrton.

MV Agusta F4 750 Senna, lançada em 2002 e construída com o propósito de arrecadar fundos para o Instituto Ayrton Senna.

MV Augusta F4 1000, de 2006, também em homenagem ao piloto.

Harley-Davidson Evolution 1200cc, customizada nas cores do capacete de Senna pela americana DP Customs. Veja mais fotos aqui.

Moto Guzzi Le Mans Ayrton Senna, construída pela alemã Marcus Walz. Veja mais fotos.

Triumph Bonnevile construída pela oficina de Tarso Marques com a pintura imitando a McLaren icônica de Senna em 1988. Veja mais fotos.

Provavelmente ainda veremos muitas motocicletas em homenagem ao piloto. Uma curiosidade, um dos maiores grupos sobre customização de motocicletas brasileiro, o Cafe Racer Brasil, também fez uma homenagem ao piloto em seu logo oficial.

A identidade do grupo Cafe Racer Brasil também lembra o tricampeão

Alguma ficou fora da lista? Conte pra gente nos comentários!

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *