Quando se trata da Harley-Davidson VRSC (V-Rod) é praticamente mandatório que a conversa seja pautada por algum tipo de polêmica. A motocicleta, lançada em 1997, tinha a missão de fazer frente à crescente onda das chamadas muscle bikes. Foi revolucionário para a marca. Um motor refrigerado à agua desenvolvido em parceria com a Porsche e um design que fugia significativamente da tradição de Milwaukee.
Os puristas (a maioria) torceram seus narizes e, em muitos lugares, o modelo gerou piadinhas e comentários pouco gentis. O fato é que a motocicleta vendeu muito bem fora dos Estados Unidos e justamente para aqueles que não eram necessariamente fãs tradicionais da marca.
Em 2010, 7 anos antes da Harley V-Rod sair de linha, o premiado e reconhecido designer e customizador belga Fred Krugger, querendo ou não, ironicamente, coroou o modelo em um ninho de Harleys tradicionais e de puristas da marca. Sua criação, chamada VEON, construída sobra uma Harley V-Rod, levou o primeito prêmio no AMD World Championship of Custom Bike Building, evento vinculado ao tradicional encontro de motociclistas na cidade de Sturgis na Dakota do Sul (EUA).
A premialção foi, igualmente, uma revolução já que a maioria das customizações com as V-Rod são bem ao estilo norte-americano: muito excesso, muita poluição visual, nada de sutilezas e, quase sempre, muito mau gosto. E a Harley VEON de Krugger é exatamente o oposto disso. Uma Harley V-Rod modificada radicalmente com um ar de cafe racer moderna (a pequena bolha lembra muito a bolha da Harley XLCR de 1977). O quadro foi desenvolvido em CAD e as pedaleiras construídas e reposicionadas para uma nova posição de pilotagem. Um belíssimo tanque e uma rabeta em preto e branco, jutamente com a bolha, dão vida a um conjunto belíssimo e de extremo bom gosto.
Apesar do volume e imponência da moto, nada parece pesado ou em excesso. Os detalhes são tão sutis quanto brilhantes. Estão em coisas como a balança monobraço, as tampas do motor exclusivas ou a cobertura do radiador.
E a surpresa está justamente no quadro. A motocicleta tem a geometria ajustável possibilitando uma moto “normal” e uma moto de velocidade colada no chão. Um projeto incrível e digno de muitos mais prêmios.
E você? O que achou? Deixe seu comentário e obrigado por acompanhar o Motocultura.
SERVIÇO
SITE: krugger.net
INSTAGRAM: @fred_krugger
TELEFONE: +32(0)49532 6500 (Bélgica – antendimento em inglês e francês)
E-MAIL : info@krugger.net
One thought on “Harley Davidson V-Rod Cafe Racer por Fred Krugger”