Langen Motorcycles – não é a nova Yamaha RD 350, é sua sucessora espiritual

Ao menos umas duas ou três vezes por mês aparece algum motociclista afoito nos fóruns dedicados às motos 2 tempos, maravilhado, incrédulo, com os olhos saltando das órbitas e afirmando que descobriu um segredo de estado, a suposta nova Yamaha RD 350. É tão frequente que já virou piada entre quem já navega pelos turbulentos mares online há mais tempo. A reação é natural já que a Yamaha RD 350 no Brasil (e em muitos outros lugares do mundo) deixou uma legião de apaixonados por conta de sua performance e lendas das ruas e estradas envolvendo a motocicleta.

Eis que o sonho, de certa forma, começa a se tornar realidade. Uma pequena startup inglesa, que tem como missão insana trazer de volta as 2 tempos às ruas, inspirada justamente nas 2 tempos dos anos 70 e 80, e especialmente nas Yamaha RD, projetou uma espécie de sucessora espiritual da saudosa Yamaha RD 350. É a Langen Motorcycles sob o comando de Christofer Ratcliffe que, por 10 anos, foi engenheiro projetista de outra marca exclusivíssima inglesa: a CCM Motorcycle.

A filosofia da Langen está alinhada com a tendência, cada vez mais comum das marcas exclusivas, em oferecer uma gama de opções de personalização para que o cliente tenha uma moto única. E, para a alegria dos nostálgicos, a grande inspiração da Langen é justamente o período de ouro do motociclismo na Inglaterra. Isso mesmo. Os tempos de depenar as motos para ganhar performance. A famosa era do surgimento das cafe racers e o período conhecido como “ton-up” days.

Além disso, a ideia é trazer de volta a emoção de pilotar uma moto raçuda e nervosa com toda a tecnologia disponível atualmente. Para cumprir essa missão, nada melhor que um motor 2 tempos. Por isso a Langen recorreu à italiana Vins Motors para emprestar um motor 2 tempos de ponta com tudo que os tempos modernos oferecem. Uma usina de força de 249cc com dois cilindros em V 90 graus injetado eletronicamente capaz de gerar 80 cavalos a 11.700 rpm.

O motor da Langen é filho da Duecinquanta Strada, outra dois tempos incrível e, inclusive, aprovada para rodar nas ruas. A fabricante tem outros dois modelos, uma versão de pista mais apimentada e também uma elétrica. Vale a pena dar uma olhada no site da Vins.

A máquina da Langen, pesando apenas 112 quilos, ainda conta com balança e quadro fabricados artesanalmente em alumínio, tanque em fibra de carbono e detalhes em folha de ouro no acabamento. Nas suspensões dianteiras Ohlins de 43 mm e uma peculiar suspensão dupla KTech na traseira.

A motocicleta utiliza peças e acessórios de primeira linha como manoplas Bitwell e semi-guidões Tommaselli além é claro de várias partes fabricadas no capricho por processo de CNC. Todo esse luxo provavelmente não vai sair barato. Por tanta exclusividade, além do desempenho, o preço inevitavelmente será um pouco salgado pra maioria dos bolsos mortais.

A motocicleta já está na fase de montagem do primeiro protótipo e a expectativa é estar disponível ainda em 2020. Porém, é preciso levar em conta que não há nenhuma “concorrente” equivalente na mesma faixa de cilindrada. A maioria das motocicletas de 250 a 300cc disponíveis no mercado são muito mais pesadas e com um desempenho que é, na maioria dos casos, menos da metade do desempenho da Langen.

Já a “famosa” nova RD 350, que vive dando as caras e impressionando os desavisados, nada mais é do que um concept digital da espanhola JP Motor Design que publicou os renders 3D pela primeira vez, completos, em outubro de 2015 em sua página. Porém, pelas postagens no Facebook, dá para entender que o processo de modelar a “nova RD” começou lá no meio de 2014. Você pode inclusive conferir todo o processo do trabalho em 3D na página do Facebook. De lá para cá, não tá no gibi a quantidade de gente que pegou as fotos e saiu espalhando como se fosse verdade e fazendo até vídeo no Youtube.

Outra pegadinha da nova RD 350, tão famosa quanto a criação virtual da JP Motor Design, são os concepts do artista Kar Lee que também circulam o mundo em fóruns e mensagens de Whatsapp alardeando a tão esperada RD em versão moderna. Em seu site Kardesign, a RD desfila em vários grafismos diferentes, hora com farol redondo, hora com o farol da antiga Yamaha MT03. Fica a gosto do freguês e acreditar é opcional. : )

Existem, no mínimo, mais umas quatro ou cinco “novas RDs”, fruto de trabalho de modelagem 3D ou montagem fotográfica de saudosistas mundo afora. Mas as duas ali em cima são provavelmente as que mais se espalharam pela internet enganando meio mundo.

Apesar de inspiradas principalmente nas RDs, as Langen, em termos de design, estão um pouco longe do estilo visual setentista e oitentista que marcou os modelos. Mas se levarmos em conta o desempenho, a emoção e diversão de domar um motor nervosinho, dá pra dizer sim que elas talvez sejam uma espécie de sucessora espiritual das antigas Yamaha RD.


One thought on “Langen Motorcycles – não é a nova Yamaha RD 350, é sua sucessora espiritual

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *