A oficina paulista Retro Rides, localizada na cidade de Campinas no estado de São Paulo, com um trabalho competentíssimo, consolidado no cenário brasileiro de customização e com destaque internacional, entra em grande estilo no crescente e promissor mercado das motocicletas elétricas. O projeto de estreia e fundação da RTR Motorcycles é uma motocicleta elétrica premium, com componentes de alta qualidade, remetendo visualmente as scramblers dos anos 70 e destinada ao uso urbano.
O que chama muito a atenção na RTR 799e é design praticamente inconfundível da Retro Rides, agora como um braço independente fundado por Gustavo Lourenço, sempre de extremo bom gosto, sofisticado e sem um pingo de exagero ou excesso. E, nesse sentido, a RTR herdou todo o expertise e tecnologia utilizados ao longo da história da Retro Rides: projeto 3D em CAD, usinagem CNC e desenvolvimento de pelas exclusivas, entre outras coisas.
Sob o lema super bacana “Ride the Revolution”, Gustavo demonstra que a empresa está, já há um bom tempo, antenada com o mercado crescente e inevitável dos veículos elétricos. Por mais que o público motociclista tradicional, já envelhecido e em sua maioria muito resistente a inovação, e o debate em o quão os veículos elétricos realmente são sustentáveis de fato, os elétricos chegaram para ficar. A oferta de motocicletas elétricas mundo afora já tem muitas opções como, para citar um exemplo, a longeva Zero Motorcycles, fundada em 2006 na Califórnia. Porém, no Brasil, a oferta ainda é relativamente tímida e o mercado em si ainda é uma oportunidade latente para quem chegar na frente. Além disso os veículos elétricos continuam tentando vencer a barreira de rejeição natural calcada em torno da baixa autonomia, baixo desempenho e a falta de uma infraestrutura de carregamento rápido atrelada a nosso sistema viário.
Hoje temos por aqui a Voltz, aparentemente mais focada na negócio business to business e surfando na onda da explosão do mercado de entregas, impulsionado e consolidado pela pandemia do Covid-19. Outra opção é a chinesa Super Soco que já opera representada por aqui. Além delas temos a GWS (também baseada na cidade de Campinas) e a chinesa Shineray oferecendo alguns modelos. Além delas, também há uma profusão de motonetas elétricas desengonçadas que não são nem uma bicicleta, nem um scooter e muito menos uma moto, geralmente de origem chinesa e que, nos últimos tempos, pelo fato de rodarem em um limbo da legislação, já foram e ainda são alvo de severa fiscalização das autoridades de trânsito brasileiras. Mas o que todas estas marcas tem em comum é o design genérico, as vezes descuidado e, muitas vezes, de gosto duvidoso. Sem contar a baixa qualidade dos componentes em alguns casos.
E é justamente aí onde entra a RTR. O Brasil ainda não tem nenhuma oferta de um veículo premium, com componentes de alta qualidade e, principalmente, bom design. E, por mais que algumas marcas ofereçam alguns modelos classificando-os como uma “cafe racer” ou algo do gênero que lembre remotamente uma motocicleta customizada, é mais papo de vendedor do que qualquer outra coisa. E tudo o que as outras marcas não tem é tudo o que RTR tem: qualidade, design e realmente o DNA e estilo de uma motocicleta customizada. Sendo assim, o público de todas as outras marcas provavelmente não é o público que RTR quer atingir. A RTR de fato conseguiu encontrar um “buraco” no ainda embrionário mercado de motocicletas elétricas no Brasil e, provavelmente, vai marcar um golaço.
Seguramente, a RTR 799e Scrambler é a moto elétrica mais bem resolvida esteticamente e atraente no cenário brasileiro. Em termos simples: a motocicleta é linda, limpa, esguia, elegante e imponente. O modelo está em processo de homologação no Brasil e também em processo de pré-venda no site da RTR. A previsão de lançamento é em dezembro desse ano (2023). O valor ainda não foi definido.
Assista a RTR 799e Scrambler em ação:
A RTR 799e Scrambler conta com freios regenerativos para recarga de bateria, 8kW de potência, chegando a 127 Km/h, e autonomia de aproximadamente 120 Km. Testes com diferentes baterias estão em andamento para tentar chegar à marca de 220 Km por carga. Há também um modo mais esportivo para elevar a potência a 12kW.
E não para por aí. A ideia é que, perpetuando a tradição de produtos com o DNA custom, o modelo contará com customização de itens de acabamento diretamente no site da fabricante onde o comprador pode escolher coisas como bancos, pneus, carenagens, faróis e number plates tornando cada RTR 799e Scrambler ainda mais exclusiva. A garagem virtual a disposição dos clientes interessados ainda está em desenvolvimento.
Os planos da RTR Motorcycles ainda vão longe. Em um segundo momento a empresa quer oferecer um modelo elétrico de entrada, de baixo custo e que consiga brigar frente a frente com as tradicionais motocicletas de entrada movidas por motor a combustão para encarar e brigar também no mercado de business to business.
Se a RTR Scrambler conquistou seu coração como conquistou o nosso, é importante dizer que a empresa procura por investidores para alavancar e acelerar seus planos. Para bater um papo e, quem sabe, reservar a sua ou ajudar a RTR a voar alto com investimento, você pode entrar em contato pelo site oficial da marca. Se eu tivesse uma grana sobrando, faria as duas coisas. Por aqui desejamos sucesso e longa vida para a RTR pela sua coragem, ousadia e visão do futuro.
Com informações de RTR Motorcycles e The Pack.
SERVIÇO
RTR Motorcycles
Site: rtrmotorcycles.com
Instagram: @rtrmotorcycles
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