Customizar uma Suzuki Bandit 1200 não é exatamente uma tarefa fácil. Principalmente em relação ao quadro que originalmente abraça o tanque de combustível e, por conta disso, demanda uma solução engenhosa para deixar a linha de base reta como nas melhores e clássicas receitas estéticas para uma cafe racer autêntica.
É muito comum vermos projetos menos elaborados com a moto, geralmente sem carenagem pois provavelmente a dificuldade acaba desestimulando muitos customizadores a irem adiante.
Mas a brasileira B•$IDE Works não se intimidou. Fez transformações profundas e belíssimas em um tipo de releitura cafe racer com um ar de modernidade.
O trabalho foi totalmente feito a mão, utilizando a já consagrada técnica de metal shaping para dar forma ao tanque, carenagem e rabeta. Balança, suspensões e sistemas de freios foram atualizado para uma versão mais esportiva e de melhor desempenho. A carenagem integrada ao tanque e sem bolha é um detalhe fantástico, dando um ar de brutalidade e solidez à motocicleta. Outro detalhe que chama a atenção é o conjunto de tanque banco e rabeta mais esguios destacando o enorme e imponente motor quatro cilindros abaixo deles.
A pintura discreta em cor neutra dá vida as curvas e formas da moto, uma decisão muito bem acertada. A propósito, as tampas laterais e os discretos filetes no grafismo lembram muito uma clássica dos anos 70, a Kawasaki K1000 MkII.
Lindíssima moto e incrível projeto.
E você? O que achou? Deixe seu comentário e obrigado por acompanhar o Motocultura.

Customizing a Suzuki Bandit 1200 is not exactly an easy task. Mainly because of the frame that originally hugs the fuel tank and demands an ingenious solution to leave the baseline straight as in the best and classic aesthetic recipes for an authentic cafe racer.
It is very common to see less elaborate designs with the bike, usually without fairings because the difficulty probably discourages many customizers to go ahead.
But the Brazilian B•$IDE Works was not intimidated. He made deep and beautiful transformations in a kind of cafe racer modern reinterpretation.
The work was totally handmade, using the well known metal shaping technique to give shape to the tank, fairing and tail. Swingarm, suspension, and braking systems were updated for a sportier and better performance version. The fairing integrated into the tank and without a transparent bubble is a fantastic detail, giving the motorcycle an air of brutality and solidity. Another detail that draws attention is the set of tank, seat and tail more slender highlighting the huge and imposing four-cylinder engine below them.
The discreet neutral color paint gives life to the curves and shapes of the bike, a very wise decision. By the way, the side covers and the discreet fillets in the graphics remind us of a classic from the 70’s, the Kawasaki K1000 MkII.
Beautiful bike and incredible design.
And you? What do you think? Leave your comment and thank you for following Motocultura.