Muitas vezes uma base para customização bem interessante está debaixo de nosso nariz e, por uma série de pré-conceitos, acabamos não nos dando conta, já que estamos acostumados a bases consagradas como as pequenas Honda CG 125 ou mesmo as grandes CB750, entre tantas outras. Não foi o caso do Oficina Família Maijel (OFM) de São José dos Campos no estado de São Paulo. Depois de fazer bom uso de uma Sundown STX 200, decidiram que era hora de dar uma nova cara pra motoca.
A Sundown começou suas atividades por aqui no ano de 2003 com a proposta de motos de baixa cilindrada, alternativas as já estabelecidas, para o consumidor brasileiro. Chegou a ser a terceira marca mais vendida no país mas, em 2011, encerrou suas atividades por conta de crise financeira entre outros fatores, como problemas e divergências com fornecedores. Deixou por aqui algumas velhas conhecidas como as pequenas Hunter 90 e Hunter 125. Entre os modelos, A STX 200 em uma versão Motard fez relativo sucesso quando o estilo ainda não era tão difundido no país e era de fato uma motocicleta bem atraente e interessante em termos de design. Porém, muitos proprietários reclamavam da baixa qualidade de muitos componentes. O tempo e o senso comum condenaram a motocicleta a status de moto descartável por conta disso. Hoje é difícil encontrá-la e, quando se encontra, custa uma pechincha. E quem diria que seria uma base incrível para uma scrambler de tirar o fôlego.
A OFM deixou uma velha STX Motard linda em um projeto de custo baixo já que muitas peças e componentes da moto original foram mantidos. Um tanque de CG bolinha casou perfeitamente com o perfil da moto que ganhou um conjunto de muito bom gosto. Não a toa, a motocicleta acabou levando o primeiro lugar no concurso de customizadas no estilo brat e scrambler promovido por motocultura e ainda levou pra casa um belo capacete da Lucca Customs.
Mas o que fez a gigantesca diferença no projeto da OFM foi, sem sombra de dúvida, a quase paranóia em relação aos detalhes e ao acabamento. De longe, muitas customizações parecem bem interessantes. Mas quando você olha de perto, começa a perceber um acabamento feito as pressas aqui, um fiozinho mal remendado ali, uma coisinha nas coxas acolá e assim por diante. E isso acaba matando o brilho da customização. Jefferson Bueno, que fez a moto praticamente sozinho nas horas vagas já que era sua moto de uso pessoal , refez os suportes dos piscas dianteiros depois de perceber que as linhas do desenho não combinavam com as linhas da mesa inferior. E é justamente esse cuidado com o conjunto todo que faz a diferença. Na motocicleta inteira dá pra perceber a busca por equilíbrio e por um design consistente o tempo inteiro e em todos os lugares. A vezes, muitos customizadores querem encher a moto de detalhes, mas não olham para o conjunto como um todo e o resultado acaba parecendo um carro alegórico. O que é justamente o oposto da STX da OFM. Um projeto relativamente simples mas que brilha demais pelo capricho e senso estético.
Vendo o resultado muito legal a dica é olhar duas vezes para aquele motocicleta que aparentemente você nem pensa em transformar. O resultado pode surpreender!
Confira a entrevista
Fotos
O trabalho da OFM
A família Maijel trabalha tanto com motocicletas quanto com automóveis e o trabalho do pai e dos dois filhos é bastante eclético em termos de estilo.
SERVIÇO
OFM
São José dos Campos -SP
Fone: (11) 988117025
Facebook: facebook.com/mbcustomizacao/
Site: familiamaijel.wixsite.com/oficina/
Instagram do customizador: instagram.com/jebuenoworks/