As longevas Hondas CBs 400 e 450, nos últimos anos, tornaram-se objeto de desejo de muita gente. A onda de customização que apareceu por aqui acabou naturalmente mirando em uma moto de médio porte, pau pra toda obra, relativamente barata e consagrada em um passado não tão distante. Os projetos em maior profusão são os que transformam as senhoras de duas rodas em cafe racers. Mas é pouco comum ver por aí uma CB em outros estilos que não com o guidão lá embaixo e com uma rabetinha pra afastar eventuais garupas. Há quem torça o nariz pra onda de transformação que, segundo muitos, elevou o preço de uma moto até então bastante acessível.
E foi justamente a partir de uma CB400 que a oficina Storm Motorcycle, de Guarulhos (SP), realizou o sonho de um de seus clientes. Uma quatrocentona com pneuzão pra jogar lama pra todo lado, com modificações pontuais e na medida, virou uma scrambler sóbria e harmoniosa sem grandes exageros. Uma receita que não tem como dar errado: uma modificação de leve aqui, outra ali, algumas peças novas e um arranjo no conjunto geral e o resultado é uma moto super interessante que não deve nada pra ninguém. A motocicleta acabou levando o terceiro lugar no Concurso de Customização dedicado aos estilos scrambler e brat.
O responsável pela transformação é Nilton Andrade, formado em análise de sistemas, pós-graduado em marketing e que atuou muito no meio digital no chamado mercado corporativo com todos os seus ônus e bônus. Mesmo com formação e atuação profissional tão voltada para as tendências e mercados do futuro, Nilton nutre paixão pelas coisas feitas a mão, com personalidade, longe da plastificação e esterilidade do mundo digital. Paixão que herdou ainda criança de seu avô que fazia muitos trabalhos manuais em madeira.
Quando adolescente, já mexia em suas bicicletas e, em pouco tempo, naturalmente veio a personalização de motocicletas que acabou se tornando um hobby que praticava nas hora livres. Em 2012, um de seus projetos chamou a atenção, uma Honda Shadow convertida em uma chopper que acabou figurando em matéria do programa Auto Esporte. Como tantos casos parecidos, Nilton cansou um pouco da vida corporativa e, em acordo com a esposa, advogada, resolveu dar um tempo e montou uma pequena oficina na garagem do escritório de advocacia. Posteriormente, migrou para um lugar onde trabalhava em parceria com um amigo em uma oficina de portas abertas pra rua.
O resultado final do último projeto concluído, a CB400 Scrambler, depois de tempo recorde (pros padrões brasileiros de customização), você pode conferir nas imagens da motoca e na entrevista com Nilton.
Vídeo
Fotos
Serviço
Storm Motorcycle
Rua Cônego Valadão, 1723
Guarulhos – São Paulo
Seg – Sex: 9:00 – 18:00
Sábados: 9:00 – 14:00
(11) 97452-8196
stormmotorcycle.com