TVS Ronin Wakizashi Cafe Racer by Rajputana Customs

A TVS Motor Company, ao contrário da Eicher Motors (Royal Enfield) e da Bajaj, não é muito conhecida por seu nome em terras brasileiras. Porém, em seu país de origem, a Índia, é a terceira maior fabricante e a segunda maior exportadora de motocicletas em termos de receita.

Mas isso não quer dizer que não conhecemos muito bem alguns de seus modelos. A TVS é quem fabrica a BMW G310R a partir de um esforço conjunto com a marca alemã acertado em 2013. Alguns de seus produtos de linha própria também contam com tecnologia da BMW.

As Dafra Apache, já bem acostumadas com as ruas brasileiras, nada mais são do que um dos modelos de sucesso da TVS trazidas para cá pela empresa do grupo Itavema. Em seu mais recente movimento de mercado, em 2020, a empresa adquiriu nada mais nada menos que a lendária marca inglesa Norton Motorcycles.

Dafra Apache RTR200: uma TVS com outro nome.
BMW G310R: parceria alemã e indiana.

Na edição de 2023 do evento MotoSoul na cidade de Vagator, estado indiano de Goa, uma TVS em específico chamou a atenção. Uma customização pela competentíssima Rajputana Customs que, em apenas 8 dias, converteu uma TVS Ronin, lançamento recente da marca, em uma belíssima cafe racer.

TVS Ronin Cafe Racer

Sendo bem franco, a TVS Ronin original tem um certo ar de “vamos fazer uma motocicleta que lembre as Triumph Modern Classic”. E, de fato, olhando de longe, lembra um pouco as Triumph modern classic. Porém com um visual mais pesadão e com uma proposta bem mais modesta em termos de desempenho: seu motor tem 225cc gera aproximadamente 20 cavalos. O mercado brasileiro, obviamente, já especula se o modelo virá para o Brasil por intermédio também da Dafra.

TVS Ronin 225: O míope vai achar que o borrão que ele está vendo é uma Triumph

A motocicleta apresentada foi chamada de Wakizashi, palavra japonesa que denomina uma versão curta das famosas espadas katanas japonesas. O projeto é o que se espera de uma proposta minimalista e muito bem pensada de uma cafe racer. Uma 225 cilindradas onde todo e qualquer excesso foi retirado, deixando um desenho onde as poucas peças de alumínio escovado, como o lindo tanque de combustível, ganham enorme destaque. A moto base, em termos de design, é pesada visualmente e um pouco desengonçada em linhas gerais. Sendo assim, nada melhor do que um regime rigoroso para deixar somente o essencial de uma motocicleta puro sangue. O subframe foi refeito e uma balança exclusiva foi projetada para a motocicleta. As rodas de liga do modelo original foram embora e deram lugar a rodas raiadas e novos pneus mais esportivos. Uma linda cafe racer super fiel ao conceito. O que você achou? Deixe seu comentário!

 

Com informações de: gaadiwaadi.com, tvsmotor.com, @rajputanacustoms, rushlane.com, overdrive.in, drivespark.com, shifting-gears.com e @tvsronin


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *