GRR 450: XTR Pepo turns the Royal Enfield Guerrilla into pure racetrack dynamite

GRR 450: a Royal Enfield Guerrilla nas mãos de XTR Pepo virou pura dinamite de pista

Some bikes challenge categories. Others are born to defy expectations. And then there are those rare builds that do both — with brutal elegance. The GRR 450, a freshly unveiled project by Spanish builder XTR Pepo with design signed by the Italian studio Studio Futura, is all of that — and then some.

Existem motos que desafiam categorias. Outras, que nascem para subverter expectativas. E há aquelas raras construções que fazem as duas coisas com uma elegância brutal. A GRR 450, projeto recém-apresentado pelo espanhol XTR Pepo com design assinado pelo estúdio italiano Studio Futura, é tudo isso — e mais um pouco.

Built on the platform of the Royal Enfield Guerrilla 450, an urban-focused street bike, the project was an open invitation for Pepo to do what he does best: deconstruct with precision and rebuild with identity. The result? A 131 kg single-cylinder weapon, track-ready, with track aesthetics and racing soul.

Partindo da plataforma da Royal Enfield Guerrilla 450, uma street bike de proposta urbana, o projeto foi um convite aberto para Pepo fazer o que sabe melhor: desconstruir com precisão e reconstruir com identidade. E o resultado foi um monstro monocilíndrico de 131 kg, pronto pra pista, com estética de pista e alma de corrida.

Reduction engineering: less weight, more intent

One of Pepo’s first moves was radical: strip absolutely everything that didn’t directly contribute to performance or to the project’s visual essence. The result was a stunning weight reduction of 53 kilos compared to the stock version.

The frame was cut, modified and adapted to host the new setup. All original plastic components were scrapped and replaced with high-performance custom solutions. And while the bike already stands out for its structural lightness, it’s the adoption of a 3D-modeled fiberglass monocoque that makes the look truly unforgettable — seamlessly integrating the tank, seat, and tail into a single sculpted unit.

Engenharia de redução: menos peso, mais intenção

Uma das primeiras decisões de Pepo foi drástica: eliminar absolutamente tudo que não contribuísse diretamente para a performance ou para a essência estética do projeto. O resultado é uma redução impressionante de 53 quilos em relação ao modelo original.

O chassi foi recortado, modificado e adaptado para o novo conjunto. Todas as peças plásticas originais foram abandonadas, substituídas por soluções custom de alta performance. E o visual da moto, que já chamaria atenção pela leveza estrutural, ficou ainda mais marcante com a adoção de um monocoque em fibra, modelado em 3D e esculpido de forma que tanque, banco e rabeta funcionassem como uma peça única.

Signature design: functional art by Studio Futura

The partnership with Studio Futura, a reference in industrial design applied to mobility, was the creative masterstroke that elevated the project to another level. The Italian team not only conceived the main lines of the monocoque, but also developed the full 3D digital model of the bike, ensuring a perfect match between form and function.

Arguably the most striking detail is the translucent fuel tank, which allows the rider — and anyone watching — to see the fuel flowing in real time. A solution that is aesthetic, sensorial, and symbolic: exposing the inner workings of the machine, in a transparency that evokes the raw honesty of racing.

Design assinado: arte funcional pela Studio Futura

A parceria com a Studio Futura, referência em design industrial aplicado à mobilidade, foi o trunfo criativo que levou o projeto a outro nível. A equipe italiana não só concebeu as linhas principais do monocoque, como também desenvolveu todo o modelo digital tridimensional da moto, possibilitando um encaixe perfeito entre forma e função.

O detalhe mais impressionante talvez seja o tanque translúcido, que permite ao piloto — e a quem estiver observando — ver o escoamento do combustível em tempo real. Uma solução que é estética, sensorial e simbólica: revela o funcionamento interno da máquina, em uma transparência que remete à sinceridade bruta das corridas.

Elite components: only what matters

There’s no fluff in the GRR 450. Every component has purpose — and it’s all top shelf.

43 mm inverted Showa front fork (sourced from an Aprilia RSV1000)

Forged aluminum Dymag wheels, wrapped in Continental ContiSportAttack 2 tires

Nitron R1 rear shock

Discacciati calipers up front, radial Brembo caliper at the rear

NG discs, CNC clutch control, adjustable levers and clip-on handlebars

Everything here screams track-ready. But it’s a refined scream — with European accent and watchmaker precision.

Componentes de elite: só o que importa

Não há firula na GRR 450. Tudo o que está nela tem propósito — e é de primeira linha.

Suspensão dianteira Showa invertida de 43 mm (proveniente de uma Aprilia RSV1000)

Rodas Dymag forjadas em alumínio, calçadas com pneus Continental ContiSportAttack 2

Amortecedor traseiro Nitron R1

Pinças Discacciati na dianteira e pinça Brembo radial na traseira

Discos NG, comando de embreagem CNC, manetes ajustáveis e guidão tipo clip-on

Tudo aqui grita track-ready. Mas é um grito elegante, com sotaque europeu e precisão de relojoeiro.

A single-cylinder engine with grid spirit

The engine is a liquid-cooled 452 cc single, originally rated at 39 hp — now retuned for snappier response and lighter sound profile:

•Redesigned airbox

•45 mm header

Xpipe system

Spark exhaust in titanium with carbon finish

The sound is dry, aggressive, and delivers exactly what it promises: a small, lightweight engine with competition DNA and attitude to spare.

Motor single com espírito de corrida

O motor base, um monocilíndrico de 452 cc refrigerado a líquido que originalmente entrega 39 cv, foi retrabalhado com foco em resposta rápida e leveza sonora:

•Novo airbox

•Coletor de escape com 45 mm de diâmetro

•Sistema Xpipe

•Escapamento Spark em titânio com acabamento em carbono

O ronco é seco, agressivo e entrega exatamente o que promete: um motor pequeno, leve, mas com pegada de competição e atitude que sobra.

Debut at Wheels & Waves

The GRR 450 made its official debut at the iconic Wheels & Waves festival in Biarritz, France — where motorcycles meet surf, art, and fashion. The perfect setting for builds like this one, hybrids between performance, design, and lifestyle. And there it was: a UFO on two wheels — futuristic, radical, and unmistakably signed.
Photos by @scrambler_ams

Estreia no Wheels & Waves

A estreia oficial da GRR 450 foi no icônico Wheels & Waves, evento realizado em Biarritz, na França, onde o motociclismo divide espaço com o surf, a arte e a moda. É o lugar ideal para projetos como esse — híbridos entre performance, design e lifestyle. Lá, a moto brilhou como um OVNI sobre rodas: futurista, radical e com assinatura inconfundível.
Photos by @scrambler_ams

Motocultura’s take: what does this build mean?

The GRR 450 is not just a radical custom take on a Royal Enfield Guerrilla. It’s a bold statement that the new 450 platform from the Indian manufacturer has way more potential than most imagined. In the hands of a visionary like Pepo Rosell, this platform proves itself to be versatile, robust, and full of room for both aesthetic and technical daring.

This build also underscores the power of interdisciplinary collaboration in today’s custom scene — where high-end industrial design meets old-school craftsmanship. The alliance between Pepo and Studio Futura should, without a doubt, inspire future collaborations between independent builders and cross-disciplinary design studios.

Olhar Motocultura: o que esse projeto representa?

A GRR 450 não é apenas uma customização radical de uma Royal Enfield Guerrilla. Ela é uma prova contundente de que a nova linha 450 da marca indiana tem muito mais potencial do que se imaginava. Ao cair nas mãos de um customizador visionário como Pepo Rosell, essa plataforma se mostra versátil, robusta e com espaço de sobra para ousadia estética e técnica.

Esse projeto também reforça a importância da interdisciplinaridade na cena custom contemporânea: aqui, a engenharia artesanal encontra o design industrial de ponta. A parceria entre Pepo e a Studio Futura deve, sem dúvida, inspirar futuras colaborações entre criadores independentes e estúdios multidisciplinares.

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If you’re into bikes that break away from the obvious, that defy categories and redefine purpose, the GRR 450 belongs in your mental reference gallery.

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E aí, motocultor?

Se você curte motos que fogem do óbvio, que desafiam a categoria e redefinem propósito, a GRR 450 precisa entrar na sua galeria mental de referências.

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