Segway Apex: a nova motocicleta elétrica da chinesa Xiaomi / Segway Apex: the new electric motorcycle from Chinese Xiaomi

Em 2001, quando praticamente ninguém falava sobre transporte individual movido a eletricidade, o engenheiro Dean Kamen deu a luz à Segway e seu primeiro e icônico produto de mesmo nome, o Segway, uma espécie de patinete com duas rodas paralelas que valia-se da tecnologia de auto balance por conta da evolução e barateamento dos giroscópios (responsável pelo equilíbrio do aparelho). O tempo passou e o Segway acabou virando sinônimo de transporte de guarda de shopping center. O timing adiantado acabou não levando ao consumo em massa por usuários finais e o hype acabou desaparecendo. Em 2015 a Ninebot, empresa chinesa de equipamentos inteligentes de transporte a curta distância, com investimento de capital da gigante chinesa Xiaomi, notória pelos smartphones high end de baixo custo, comprou a Segway (curiosamente depois de ser acusada de violação de patente pela Segway). Em dezembro de 2019, a Ninebot anunciou sua primeira motocicleta esportiva elétrica, a Apex.

In 2001, when practically no one was talking about individual transportation powered by electricity, engineer Dean Kamen gave birth to Segway and its first and iconic product of the same name, the Segway, a kind of scooter with two parallel wheels that used self-balance technology due to the evolution and cheapness of the gyroscopes (responsible for the self-balance of the device). The early timing ended up not leading to mass consumption by end users and the hype ended up disappearing. In 2015, Ninebot, a Chinese company for smart short-distance transport equipment, with capital investment from Chinese giant Xiaomi, notorious for its low-cost high-end smartphones, bought Segway (interestingly after being accused of patent infringement by Segway) . In December 2019, Ninebot announced its first electric sports motorcycle, the Apex.

Na feira de inovação CES 2020 (Consumer Electronics Show), em janeiro desse ano,  a Apex foi uma das atrações revelando mais alguns detalhes do projeto porém acabou sendo ofuscada por outro lançamento da Segway, o S-pod, uma cadeira de rodas de transporte individual dotada de auto-balance não necessariamente dedicada a pessoas com mobilidade reduzida. O produto lembrou o transporte futurístico individual mostrado na animação Wall-E onde a humanidade não fazia mais esforço nem para se locomover com as próprias pernas. Daí a polêmica.

At the CES 2020 (Consumer Electronics Show) innovation fair, in January of this year, Apex was one of the attractions revealing some more details of the project but ended up being overshadowed by another Segway launch, the S-pod, a kind of wheelchair individual transport equipped with self-balance but not necessarily dedicated to people with reduced mobility. The product was reminiscent of the individual futuristic transport shown in the Wall-E animation, where humanity did not even make an effort to move around with its own legs (here it is the controversy).

A Ninebot já era conhecida por sua significativa linha de scooters elétricos de baixo custo e surpreendeu a todos com o anúncio da Apex, uma motocicleta de fato esportiva na sua concepção e design capaz de gerar 150 cavalos e chegar a 200 Km por hora indo de 0 a 100 em 4 segundos (algumas fontes falam em 2,9 segundos). Uma marca relativamente comum quando se trata de esportivas tradicionais com motor a explosão mas uma marca interessante para um veículo elétrico. Como de costume, a autonomia, o calcanhar de Aquiles dos veículos elétricos, ainda é um dado não revelado.

Ninebot was already known for its significant line of low-cost electric scooters and surprised everyone with the announcement of the Apex, a true sport motorcycle in its conception and design capable of generating 150 hp and reaching 200 km per hour going from 0 to 100 in 4 seconds (some sources speak in 2.9 seconds). A relatively common achievement when it comes to traditional sport bikes using an internal combustion engine but an interesting achievement for an electric vehicle. As usual, autonomy, the Achilles heel of electric vehicles, is still an undisclosed figure.

Rumores não confirmados dizem que a motocicleta é baseada no chassi da Yamaha R6. O que até certo ponto faz sentido já que a Apex é esguia ficando em termos de volume entre uma 300cc e uma 1000cc.

Unconfirmed rumors say the motorcycle is based on the Yamaha R6 chassis. Which makes sense since the Apex is slender in terms of volume, staying in size between a 300cc and a 1000cc motorcycle.

O projeto foi desenvolvido inteiramente nos Estados Unidos. O design da motocicleta foi tarefa do designer de produto chinês Chen Jiang que optou pelo minimalismo para que a motocicleta se destacasse no conjunto e não nos detalhes. O processo foi modelar em argila sobre um chassi, depois escanear o modelo e ajusta-lo em software 3D. O processo inteiro levou 7 meses.

The project was developed entirely in the United States. The design of the motorcycle was the task of Chinese product designer Chen Jiang, who opted for minimalism so that the motorcycle stood out in the entire set and not for the details. The process was to model in clay over a chassis, then scan the model and adjust it in 3D software. The entire process took 7 months.

Assista ao processo de modelagem em argila / Watch the clay modeling process

O processo de escaneamento e trabalho em 3D / The scanning and working process in 3D

O lançamento é previsto apenas para o mercado chinês sem previsão de lançamento mundial, ainda.

The launch is only planned for the Chinese market without a global launch date, yet.

Assista ao vídeo promocional da Apex / Watch the Apexa promotional video.


Veja também


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *