Town and Country: An urban scrambler with a vintage soul from Taiwan

Town and Country: A scrambler urbana com alma vintage vinda de Taiwan

Twentytwo Custom might not (yet) be a household name in the global custom scene, but don’t be fooled — this small Taiwanese workshop already speaks a visual language of its own. Their seventh project — a Suzuki TU250 Grasstracker Big Boy turned into an urban scrambler — is one of those rare builds where everything falls into place with surgical balance. No excess, no pretense. Just style, purpose, and authenticity.

A Twentytwo Custom pode ainda não ser um nome familiar no universo das customizações globais, mas não se engane: o trabalho dessa pequena oficina taiwanesa já tem linguagem, personalidade e uma assinatura visual que se faz notar de longe. Seu sétimo projeto — uma Suzuki TU250 Grasstracker Big Boy transformada em scrambler urbana — é um daqueles casos em que tudo se encaixa com equilíbrio cirúrgico, sem excessos, sem afetação. Apenas estilo, propósito e autenticidade.

Between tarmac and trail: a new classic

The name “Town and Country” says it all — a bike that moves effortlessly between city traffic and dusty backroads. It doesn’t scream for attention, but it pulls in gazes from those who know what they’re looking at. A build rooted in timeless aesthetics, yet proudly modern.

It all started with a TU250 engine and frame that had been sitting for over five years. Time, in this case, worked in their favour. The long wait gave the project maturity — a chance for Twentytwo to develop a clear visual identity before bringing it to life. The build was executed in collaboration with fellow Taiwanese workshop Tough Tracker, combining technical precision with visual sensitivity.

Entre o urbano e o off-road, o novo clássico

O nome do projeto — “Town and Country” — já entrega a proposta: uma moto que se move com naturalidade tanto no trânsito da cidade quanto nos desvios de terra batida do interior. É o tipo de máquina que não grita por atenção, mas atrai olhares atentos. Um projeto com linguagem clássica, mas que não tem vergonha de ser atual.

Tudo começou com um motor TU250 e um quadro guardado há mais de cinco anos. O tempo, no caso, jogou a favor: a espera deu maturidade ao projeto e permitiu que a Twentytwo desenvolvesse sua própria visão estética antes de colocá-la na prática. A parceria com a oficina Tough Tracker foi essencial para essa execução refinada, unindo know-how técnico com sensibilidade visual.

Vintage bloodline, modern execution

The inspiration? British bikes from decades past, blended with early ‘70s motocross machines. Take the fuel tank — it’s from a 1970s Yamaha DT2, carefully adapted to the Suzuki frame. And this wasn’t just for looks: the geometry was reworked with a Yamaha SR400 front end, including forks, triple trees, and a drum brake hub.

Wheels are 19” at the front and 18” at the rear, wrapped in Firestone ANS tires — retro in look, hybrid in grip. The rear swingarm was modified to accommodate MJP adjustable shocks, giving the bike more composure on both pavement and dirt.

The custom seat nods to classic Bates designs, with a cutout up front that exposes part of the frame — a visual decision that lightens the bike’s profile. The electronics are all modern, tucked behind a numbered aluminium side panel and powered by a lithium-ion battery from 2LOUD Custom.

Linhagem vintage, execução moderna

A inspiração veio de duas fontes: motos britânicas de décadas passadas e máquinas de motocross do início dos anos 70. O tanque, por exemplo, é de uma Yamaha DT2 da década de 70, adaptado com precisão ao chassi da Suzuki. E não foi só estética: a geometria da moto foi completamente revista com a instalação de suspensão dianteira da Yamaha SR400, incluindo garfos, mesas e cubo de freio a tambor.

As rodas, 19” na frente e 18” atrás, receberam pneus Firestone ANS com visual retrô e pegada híbrida. Na traseira, o braço oscilante original foi modificado com novos pontos de fixação para amortecedores ajustáveis MJP, garantindo mais controle e conforto tanto no asfalto quanto na terra.

O assento, feito sob medida, remete ao estilo dos bancos Bates vintage, com um recorte frontal que expõe de propósito parte do chassi — uma referência visual que cria leveza no conjunto. A eletrônica, escondida sob uma placa de número em alumínio, é toda moderna e alimentada por uma bateria de íon de lítio fornecida pela 2LOUD Custom.

Details that tell stories

This build is won in the details: the wide bars, Domino quick-throttle, reworked levers, minimalist controls, and a lone mirror. The elevated twin exhaust, made by Banai, ends in inverted cone silencers — a visual and sonic signature. The engine was rebuilt and fitted with a Yoshimura “redhead” carb, a performance piece that speaks to the care behind every choice.

Even the intentional patina on the chrome tank cap tells a story — this bike wears its past with pride. Bates-style headlight and taillight round out the build with understated cohesion.

Detalhes que contam história

É nos detalhes que o projeto conquista de vez: o guidão largo, com acelerador rápido Domino, manetes redesenhados, espelho único e comandos minimalistas. O escapamento duplo elevado, feito pela Banai, termina em silenciadores cônicos invertidos — uma assinatura visual e sonora. O motor foi refeito e ganhou um carburador Yoshimura “redhead”, um toque técnico de alto nível que condiz com o capricho do projeto.

Nada é por acaso, nem mesmo a pátina proposital da tampa cromada do tanque, que entrega uma moto que assume sua história com orgulho. O conjunto de farol e lanterna estilo Bates amarra tudo com uma estética coesa, sem exageros.

Taiwan’s emerging custom scene

In recent years, Taiwan has carved out a name for itself as a creative force in the custom bike world. Unlike more established scenes like Japan or Europe, Taiwanese builders seem less bound by dogma — more open to experimentation. Twentytwo is a perfect example: they don’t imitate trends. They observe, absorb, and create freely.

That attitude hints at something bigger: a cultural shift where Asia’s custom scene matures into one that exports ideas, not just consumes them. Town and Country isn’t just a good-looking build — it’s a statement of that evolution.

A cena de Taiwan: um novo polo criativo

Taiwan tem se destacado nos últimos anos como um polo de criatividade na customização de motos. Diferente de outras cenas consolidadas, como a japonesa ou a europeia, os construtores taiwaneses parecem menos presos a dogmas e mais dispostos a experimentar. A Twentytwo é exemplo disso: não copia fórmulas — ela observa, entende e cria com liberdade.

Esse tipo de postura revela algo maior: um amadurecimento da cena asiática como um todo, que começa a exportar linguagem visual, não apenas consumir tendências. A Town and Country é mais que uma moto bonita — é uma manifestação desse novo espírito.

A functional piece of art

In the end, Twentytwo Custom pulled off what many attempt but few achieve: a bike that doesn’t look like a show queen, yet oozes presence and rideability. A custom that honours form without compromising function.

Town and Country wasn’t made to sit under spotlights. It was made to be ridden — across cracked pavement, through dust, without losing an ounce of elegance. A true scrambler with roots and reason — blending the charm of the past with the smart design of today.

And perhaps that’s where its real beauty lies.

Uma obra funcional

No fim das contas, a Twentytwo Custom conseguiu aquilo que muitos tentam e poucos alcançam: fazer uma moto que não parece um “show bike”, mas que exala personalidade e prontidão para rodar. Uma custom que honra a forma sem sacrificar a função.

A Town and Country não nasceu para brilhar sob holofotes. Ela foi feita para rodar, para enfrentar ruas irregulares, poeira, sem perder a elegância. Uma scrambler com pegada real, que combina o charme de uma época com a inteligência construtiva do presente.

E talvez seja justamente aí que mora a sua maior beleza.

Enjoyed this article?
Want more trend reports, shop profiles, and incredible motorcycle stories? Stay tuned to Motocultura—where custom culture is taken seriously.

Curtiu essa matéria?
Quer ver mais análises de tendências, perfis de oficinas e histórias de motos incríveis? Fica ligado no Motocultura — aqui, a cultura custom é levada a sério.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *